Na semana em que Caçador completa 77 anos de emancipação político-administrativa, o Poder Legislativo Municipal homenageia aqueles que contribuíram para escrever essa história. A Sessão Solene alusiva ao Aniversário do Município será realizada nesta terça-feira (22), às 19h30min, no Plenário Osvaldo José Gomez.

O evento visa enaltecer aqueles que vieram de diferentes regiões do país e do mundo, se estabeleceram com suas famílias, para iniciar uma atividade empreendedora. “E, para reconhecer essa participação – essencial ao crescimento de uma cidade – a Câmara Municipal de Caçador escolheu 18 pioneiros, que representam o comércio local”, elucida a presidente da Casa, Sirley Ceccatto.
Sirley agradece o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caçador (CDL); Prefeitura de Caçador; Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) e Associação Empresarial de Caçador (ACIC), que auxiliaram na pesquisa e escolha do tema desta cerimônia. “Os pioneiros são os mais antigos a atuar no município, mantendo o estabelecimento com o mesmo segmento (e novos), na mesma família”, enfatiza.
HOMENAGEADOS
Bazar Alvorada, Berardi, Café Senadinho, Casa das Lãs, Casa Mido, Casa Omega, Casa Predileta, Casa Preferida, Casa São Jorge, Édimo´s Bar e Restaurante Snooker, Farmácia Sallus, Industrial Moageira Ltda, Loja Renner, Livrolar, Panificadora Guarani, Relojoaria Safira, Supermercado Guzzi e Unidas serão os destaques deste ano.
Histórias antigas de sucesso
LOJAS RENNER -
Administrador TARCÍSIO SANTINI
.jpg)
Em março de 1971, Tarcísio Raimundo Santini, daria início à Loja Sedutora, localizada na parte baixa da Avenida Barão do Rio Branco, especializada em confecções masculinas e femininas, além de calçados. Dois anos mais tarde, a loja ganhava mais credibilidade com a franquia da Renner.
BAZAR ALVORADA –
Administrador OSVALDO MARIANI
.jpg)
Osvaldo Mariani, chegou a Caçador em 1959, e estabeleceu-se na Rua José Boiteux, onde abriu a loja Osvaldo Mariani – chamada naquela época – de Secos e Molhados. No ano de 1967 iniciou nova atividade e, o estabelecimento que passava a chamar-se Bazar Alvorada, direcionado à venda na área de confecções, calçados e miudezas.
LIVROLAR –
Administrador REMY MEDEIROS

O gosto pela leitura de Remy Medeiros motivou a decisão por comprar a banca Livrolar, em 14 de fevereiro de 1978, administrada até hoje com sua esposa Alda Balvedi Medeiros. A Livrolar foi a terceira empresa a defender a venda à vista, seguindo o exemplo da rodoviária e da ferroviária. A banca também foi uma das primeiras a mudar a disposição das mercadorias, deixando o cliente mais a vontade.
INDUSTRIAL MOAGEIRA LTDA –
Administrador Celso Zeferino Marini
.jpg)
A Industrial Moageira Ltda foi fundada em 21 de setembro de 1945. A atividade principal era a moagem de trigo e milho para a produção das farinhas com a marca Cereal. No início dos anos 70, a empresa iniciou suas atividades no setor varejista, inaugurando uma pequena mercearia na cidade de Caçador, e mais tarde – outro estabelecimento varejista que, tinha um serviço inovador: o auto-atendimento - nascia o Supermercado Cereal.
FARMÁCIA SALLUS -
Administrador SÉRGIO AMORIM
.jpg)
Em maio de 1966 o farmacêutico Sérgio Amorim iniciou suas atividades como farmacêutico, e com o apoio dos pais implantou no Edifício Ana Marins a Farmácia Salus. O estabelecimento está situado até hoje na Avenida Barão do Rio Branco, número 1000, no Centro de Caçador.
CASA DAS LÃS -
Administradora MIRIAM FREIBERGER

Ida Freiberger chegou ao Município de Caçador no ano de 1940, e revolucionou o comércio local. Natural de Jaraguá do Sul, trouxe na bagagem o luto pelo marido – Willibaldo Freiberger - e três filhos pequenos. Devido a necessidade de prover o sustento da família, decidiu abrir o próprio negócio - primeira mulher no Município - , fundando a Casa das Malhas, em 1948; e desde 1966, conhecida por Casa das Lãs.
CASA PREFERIDA –
Administradoras SUMAIR SAWAIA E FARIDE SAWAIA EL MESSANE

Onze anos antes de Caçador tornar-se Município, Emílio Joaquim, Guilherme Joaquim e Afif deram início à tradição familiar mantida até os dias atuais, implantando a Emílio Joaquim e Filho Ltda. As atividades começaram em 19 de julho de 1923, situado na Avenida Barão do Rio Branco, onde está a Praça Nossa Senhora Aparecida. Hoje, com o nome de Casa Preferida, a paixão do sangue árabe pelo tecido é mantida pelas netas Faride e Sumair.
SUPERMERCADO GUZZI -
Administrador NORMÉLIO GUZZI
.jpg)
Natural de Bento Gonçalves/RS, José Cezário Guzzi, chegou a Caçador e no dia 24 de novembro de 1966 e abriu o Irmãos Guzzi, no ramo de suinocultura e moinho. Mais tarde surgiria o Armazém Guzzi que destacava-se pela venda de secos e molhados, além de produtos coloniais trazidos de Tangará, que mais tarde daria lugar ao Supermercado Guzzi, no mesmo local do antigo armazém.
BERARDI –
Administrador TEOLIDES LUIZ BERARDI
.jpg)
Natural de Passo Fundo, RS, e incentivado por parentes que já residiam em Caçador, Vicente Berardi estabeleceu-se no município no ano de 1947 onde abriu um pequeno comércio. O estabelecimento de secos e molhados – Berardi, que agregaria em 1957 a Loja de Materiais de Construção; depois a Loja de Caça e Pesca; a Fábrica de Artefatos de Cimento Berardi e a Fábrica de Móveis, mantidas pela família.
PANIFICADORA GUARANI -
Administradora MARLI ABDALLA DALMAS
.jpg)
Há cerca de 60 anos, o casal de árabes, Abdalla Elias Farfur e Rachide Abdalla trariam ao município o progresso. Aqui eles iniciaram o Armazém Tupi, anos mais tarde transformado no Bar Tupã, e em 1956, na Panificadora Guarani. O empreendimento familiar atravessou os anos e hoje gera emprego e renda para 22 funcionários.
CASA OMEGA -
Administrador VALDIR PEDRO BINOTTO

Em setembro de 1959, Waldir Pedro Binotto, instalava-se em Caçador junto ao irmão, quando compraram a Casa Cima, passando a chamar-se de Casa Omega Ltda, especializada em relógios e jóias. Na década de 60, Caçador ganhava o primeiro boliche, instalado junto à loja; e 12 anos depois se transformaria no primeiro mini shoping, hoje com 18 salas comerciais.
GRUPO UNIDAS
.jpg)
A Unidas teve seu início oficial no dia 2 de janeiro de 1957, com a razão social Siegfried Helmuth Luhrs, sendo desenvolvidas as atividades de clicheria, serralheria, construtora, comercialização de materiais de construção e metalúrgica. Em dia 31 de julho de 2009 a empresa passou por um processo de cisão, resultando em quatro empresas independentes: Unidas Indústria e Comércio Ltda.; Unidas Empreendimentos Imobiliários Ltda; Turatti estruturas Metálicas Ltda, e Luhrs Indústria e Comércio de Produtos Metalúrgicos Ltda.
CASA MIDO -
Administradores DALEL EL MISAN BITTAR e ZAKI ELIAS BITTAR
.jpg)
Em 1950 Zaki Elias Bittar chegou a Caçador, e dois anos depois fundou a Casa Mido, em sociedade com o primo de Dalel El Misan. No início, eram vendidos móveis, linha de fogão, aos poucos excluídos da gama ofertada pela loja, assim como o comércio de acessórios de bicicleta, de máquina de costura, entre outros. A loja mantém a administração familiar.
CASA PREDILETA -
Administradora MARA LESSING

A Casa Predileta foi fundada através do empresário Otto Lessing, que veio da Alemanha e em 1942, mudou-se para Caçador. A primeira loja estava situada na Rua Rui Barbosa, onde eram comercializados os secos e molhados. Em 1945 surgiria a Casa Predileta, desta vez, situada na Rua José Boiteux. Depois de acompanhar a administração da Casa, a filha do casal - Mara Lessing -, passou a gerenciar a loja desde o ano de 1992.
CASA SÃO JORGE -
Administradora LEILA JORGE JOÃO BOLSON
.jpg)
A loja inicialmente conhecida por “As novidades de Jorge João”, surgiu antes mesmo de Caçador existir como Município. O estabelecimento foi inaugurado no ano de 1926, quando Jorge João chegava ao vilarejo com a esposa Adélia Thomé, e os filhos Munir, Leila e Anuar. A loja, hoje conhecida por Casa São Jorge, é administrada por Leila Jorge João Bolson.
ÉDIMO´S BAR E RESTAURANTE SNOOKER –
Administrador ÉDIMO DEBARBA

No ano de 1944 Édimo Debarba chegava a Caçador e fundaria o México Bar, que funcionou entre 1965 até 1977, na Rua São Francisco de Assis. Depois surgia o Édimos Restaurante, na Avenida Barão do Rio Branco; mais tarde ele compraria o Bar Marabá, administrado entre 1983 e 1986. Em seguida voltaria a gerenciar o Édimos Restaurante até 1989, adquirir o Marabá até 2007, e em 1995 surgiria o Édimos Restaurante Snooker Bar.
RELOJOARIA SAFIRA –
Administrador OLMIRO SULZBACH
.jpg)
Após aprender o ofício, Olmiro Sulzbach iniciava em 1954, a consertaria de relógios e fábrica de jóias Irmãos Sulzbach e CIA, situada na Rua Carlos Sperança. Tempos depois a sociedade foi desfeita e a loja mudou de nome para Safira. Posteriormente Olmiro Sulbach afastou-se da empresa para realizar outros empreendimentos e o filho Pedro passou a administrar a Loja Safira.
CAFÉ SENADINHO -
Administrador GUIOMAR TEREZINHA DA SILVA
.jpg)
No dia 15 de janeiro de 1963, Guiomar Terezinha da Silvam, perdeu o pai e teve que prover o sustento da família. Ela e a mãe decidiram investir em um negócio próprio. A então Tabacaria do Osni, freqüentada por empresários e políticos de Caçador, cederia lugar ao Café Senadinho, tornando-se referência em atendimento no Município.