Saborear uma bebida diferenciada e servi-la para os amigos podendo dizer que foi feita por si mesmo. Este é o objetivo de três caçadorenses que estão produzindo, em pequena escala, cerveja artesanal. O primeiro a aderir ao hobby foi o engenheiro Gustavo Fezer em 2006 quando morava em Florianópolis.

“Foi na época da faculdade. Estava estudando sobre qualidade da água e surgiu o interesse em saber como era feita a cerveja”, conta. Em Caçador, Gustavo testou a água de um poço na empresa da família e teve uma surpresa. As características se assemelham a água de PILSEN, uma cidade localizada na província da Boêmia, na atual República Tcheca. “Foi um achado que me incentivou ainda mais para começar a produção”, afirma o cervejeiro.

Eduardo, Gustavo e Newton
Os equipamentos foram fabricados na própria empresa, que atua no setor metal mecânico. Já os ingredientes da cerveja são importados: o malte de cevada é argentino, o lúpulo é europeu assim como a maioria das variedades de fermentos utilizados. Atualmente ele produz 200 litros por leva, que demoram em média 45 dias pra ficarem prontos para o consumo. A capacidade de estoque da micro-cervejaria é de 600 litros.

Lei de pureza alemã
Toda produção segue a lei de pureza alemã de 1516, utilizando somente os quatro ingredientes básicos da cerveja, água, malte, lúpulo e fermento. Primeiro o malte de cevada – também pode ser de trigo - é imerso na água quente e mantido em algumas temperaturas diferentes, escolhidas de acordo com o resultado que se quer alcançar.

Desta forma, os grãos liberam enzimas, açucares, proteínas que formaram o mosto. Depois acontece a filtragem e lavagem dos grãos, seguida da fervura e lupulagem, dando aroma e o amargor a bebida. Por fim o fermento lhe confere o sabor específico, transformando os ingredientes em álcool e gás carbônico.

De acordo com Fezer, a mistura dos ingredientes permite mais de 30 estilos de cerveja, e variando quantidades e temperaturas temos uma infinidade de receitas diferentes em sabor, cor, teor alcoólico, aroma, amargor, entre outras características. As já produzidas pela sua micro-cervejaria foram PILSEN, EISBOCK, HELES BOCK, MUNICH DUNKEL, LAGER, PALE ALE, IPA, WEIZEN, entre outras. “Em três anos nunca repeti uma receita”, conta.
Mais cervejeiros
Este ano Fezer repassou o conhecimento para o colega de trabalho Newton Hissanaga que também começou a produzir cerveja em casa em um pequeno equipamento para 20 litros. Para ele, a principal vantagem da bebida artesanal é a ausência de cereais não maltados (milho, arroz, batata), carboidratos( açúcares de fonte externa ) conservantes, clarificantes e estabilizantes encontrados nas marcas industrializadas. “É prazerosa a sensação de produzir e depois beber algo que você mesmo fez”, diz. “Como a bebida não é pasteurizada, na verdade o que produzimos é o Chope, no qual temos o sabor em sua totalidade”, completa.

Temperaturas
Newton conta que conforme o estilo a ser produzido cuidados específicos com a conservação devem ser seguidos. O chope Ale, por ser de alta temperatura de fermentação, pode ser mantido a temperatura ambiente, mantendo suas características por até quatro meses. As variedades Lager, de baixa temperatura de fermentação, devem ser mantidas refrigeradas em temperaturas abaixo de 3º C, para que conservem pelo mesmo tempo.

Produção recebe incentivos e pode aumentar
Outro cervejeiro é Eduardo Hartamann, que começou a produzir depois de assistir a um documentário e fazer pesquisas na Internet. Recentemente ele montou na garagem de casa uma pequena produção – 200 litros - e agora pretende industrializar a cerveja artesanal.

“Estou com um projeto inscrito no PRIME (Primeira Empresa) que já foi aprovado na primeira fase. Caso dê certo quero aperfeiçoar a produção e investir numa marca”, diz Hartmann que é o representante do meio-oeste de Santa Catarina da ACERVA, Associação Catarinense de Cervejeiros Artesanais. O objetivo da entidade é resgatar e divulgar a cultura cervejeira em no Estado. Em breve os três amigos querem promover um curso em Caçador.
Saiba mais:
http://www.youtube.com/watch?v=QTGHUl83u-U
Curso em Joinville
http://www.workshopcervejeiro.com.br/
Produção de Cerveja Artesanal em SC
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=5730&channel=47
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=6156&channel=47





