3 de outubro de 2026
Governo federal

Petistas visitam as obras da UPA no Berger

Unidade de saúde ajudará a diminuir filas no PA e no pronto socorro do hospital

Por Caçador Online

Estão em andamento as obras de construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o município de Caçador, no bairro Berger. A Unidade, que terá funcionamento 24 horas, faz parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde.



Em Caçador, a UPA de porte I contará com aproximadamente oito leitos de observação, tendo capacidade de atender até 150 pacientes por dia. Com uma população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes, a UPA ajudará a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, além de oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. O valor total desta obra ultrapassa dois milhões de reais.

As Unidades de pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação.

Conforme destaca a bancada petista caçadorense, composta pela vice-prefeita de Caçador, Luciane Pereira, Secretário Municipal de Educação, Paulo Gonçalves  e pelos vereadores Flávio Henrique dos Santos, Valmor de Paula e Ricardo Pelegrinello, a UPA tem um papel muito importante para a população de Caçador, porque vai reduzir a lotação dos prontos-socorros. Além disso, atuará articulada com outros serviços de urgência, como o Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192).

“Apostamos na UPA, pois onde elas foram instaladas conseguiram resolver cerca de 80% dos problemas de saúde, uma vez que são capazes de atender grande parte das demandas de urgência e emergência, de forma mais eficiente, melhorando o atendimento à população”, enfatizam.

Mais notícias