3 de outubro de 2026
Segurança

Câmara de Vereadores aprova monitoramento eletrônico

Projeto permite convênio para implantação e manutenção de câmeras de vigilância

Por Caçador Online

A Câmara de Vereadores de Caçador aprovou na sessão desta segunda-feira, 8, em primeira votação, projeto de lei que autoriza o município firmar convênio com o Estado de Santa Catarina para instalação e manutenção de um sistema de monitoramento urbano composto de câmeras de vigilância.

Ao comentar o projeto, o vereador Alencar Mendes (DEM) lembrou que fez uma indicação para adequação do sistema de monitoramento eletrônico nas primeiras sessões do ano, em fevereiro. “Estamos vendo o trabalho que foi cobrado por esta Casa e levado em diante pela Prefeitura. Torcemos para que em breve seja colocado em prática”, disse.

O vereador Jorge Savi (PSD) destacou que o sistema de monitoramento faz parte do programa Pacto pela Segurança, do governo de Santa Catarina. “Caçador foi um dos 100 municípios contemplados nesta segunda etapa e isso é muito importante para a segurança da comunidade”, ressaltou.

O sistema eletrônico será custeado 50% pelo Estado e 50% pelo município de Caçador, inicialmente com 10 câmeras. A Central de monitoramento ficará na sede da Polícia Militar, e a manutenção dos equipamentos será responsabilidade da Prefeitura, com gasto previsto de R$ 12 mil por ano.

O vereador Flávio Henrique dos Santos (PT) também frisou a importância de investimentos em segurança pública, aliando a tecnologia ao trabalho das polícias e outros órgãos de segurança.

“É uma ferramenta que vem sendo bem usada para inibir crimes e punir bandidos em grandes centros e também em cidades de porte médio. Espero que o município por conta própria amplie este projeto no futuro, instalando mais câmeras”, disse, lembrando que este foi um dos pedidos feitos pela população caçadorense em recente audiência pública na Câmara.

O presidente da Câmara, Carlos Evandro Luz, destacou a qualidade dos equipamentos adquiridos pelo governo do Estado. “No passado se buscou implantar esse sistema em Caçador, mas o material escolhido não era apropriado e esse trabalho se perdeu. Este projeto do governo é fruto de um estudo aprofundado com câmeras de alta resolução e com certeza trará bons resultados auxiliando as forças de segurança pública”, finalizou.

Mais notícias