Fazendo uso da palavra livre na sessão extraordinária dessa segunda-feira, 28, o vereador Rubiano Schmitz (PP) fez duras críticas às respostas referentes a dois requerimentos apresentados por ele há alguns dias.
A primeira está relacionada ao requerimento apresentado ainda em 3 de outubro, quando o vereador, após tomar conhecimento de que a tubulação destinada à troca da rede de abastecimento de água no bairro dos Municípios está à disposição desde 2006, mas armazenada na cidade de Lebon Régis e deteriorando-se devido à má conservação. Ele denunciou o assunto em plenário e cobrou dos responsáveis alguma atitude, já que existe o material e a Gestão Associada (Prefeitura e Casan) poderia fazer a troca dessa tubulação.
A resposta encaminhada pela Gerência local da Companhia, segundo o vereador, é de que a tubulação não foi utilizada anteriormente devido ao fato de, no final de 2008, o ex-prefeito Saulo Sperotto ter entrado com pedido para municipalizar o sistema de água no município. No entanto, após isso, a Casan e o município firmaram novo convênio, criando a gestão associada.
“Na própria resposta, o responsável pela agência destaca que a tubulação é destinada à rede. No entanto, nada justifica a demora deste serviço durante todo este período, mesmo com a iniciativa de se municipalizar o sistema, quão dirá após convênio firmado”, disse.
Para finalizar, o documento encaminhado especifica que com a mudança da administração municipal as tratativas reiniciaram. “Porém, já faz sete meses que o prefeito Imar assumiu e nada mudou. As obras não foram feitas. É uma falta de vergonha na cara de quem encaminhou esta resposta, com estas alegações”, completa.
Sobre a resposta encaminhada pela Secretaria Municipal da Saúde, relacionada ao requerimento em que o vereador solicita informações sobre a lista de pessoas que utilizam o serviço de transporte para a realização de hemodiálise em Videira, Rubiano ressalta que não lhe foi informado o nome dos pacientes alegando preservar a integridade dos mesmos.
O pedido foi feito após denúncia em plenário de que dentre os 32 pacientes que utilizam desse serviço, um estaria tendo privilégios no que se refere ao transporte, com tratamento diferenciado dos demais.
“Essa pessoa, inclusive, chegou até a ser transportada em carro particular de servidor da administração”, afirma.
Segundo ele, além de não mandar a lista com os nomes, foi enviado como resposta apenas cópia do contrato com a empresa que realiza o transporte.
“Não creio que eu ou algum outro vereador estaria denegrindo a imagem dos pacientes ao solicitar a lista com os seus nomes, visando averiguar os fatos ocorridos”, disse, lamentando que a Secretaria tenha negado estas informações aos fiscalizadores da administração municipal e destacando ainda possuir elementos que comprovam as irregularidades.





