3 de outubro de 2026
MIRINS

Câmara sedia 3º Seminário Regional

Evento terá a participação dos estudantes do Programa Câmara e Prefeitura Mirim

Por Ass. Imp. Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Caçador sedia o 3º Seminário Regional sobre Dependência Química. A promoção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) de Caçador em parceria com a Casa Legislativa, Uniarp e Ministério de Saúde. O evento será realizado nos dias 23 e 24 de junho, e terá a participação dos estudantes do Programa Câmara e Prefeitura Mirim.

A programação - realizada em alusão ao dia 26 de junho, Dia Internacional de Combate ao uso de Drogas - visa facilitar o acesso às informações sobre o tema. Na ocasião serão realizadas palestras ministradas por profissionais de renome e conhecedores do assunto. A prefeita mirim, Larissa Ponzoni, convida os estudantes de Caçador para prestigiar o Seminário e refletir sobre o assunto.

Programação
 
Quarta-feira (23)
9h:
Abertura do evento, juntamente a posse do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD)
9h30: palestra com Fabrício Pamplona, doutor em Farmacologia e pesquisador psicofarmacologia, que abordará o tema: “Droga ou medicamento? Considerações a respeito da farmacodependência”.
13h45: palestra com Ildo Raimundo Rosa, delegado da Polícia Federal e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública, com o tema: “Questão da Lei, internação compulsória e os aspectos legais da redução de danos;
16h: palestra com Décio Castro Alves, psicólogo, especialista em saúde mental e pública, além de representante do Ministério da Saúde, com o tema: “A sociedade e os desafios cotidianos da redução de danos”.
19h: apresentação cultural – Teatro Vento Negro
19h30: palestra com o assistente social e especialista em Tratamento e Prevenção em Dependências Químicas e Terapia de Casais e Família, Sérgio Ribeiro, abordar o tema: “Dinâmicas familiares e droga dependência”.

Quinta-feira (24)
8h: Apresentação cultural – Coral Usuários CAPS 2
8h15: palestra com o psicólogo e doutor em Ciências Psicológicas, Álvaro Luiz de Aguiar, abordará o tema “Saúde mental na tensão primária”.
10h30: O economista, assistente social e escritor Klaus Rehfeldt, com o tema “Por que a grande maioria dos jovens não fuma, não bebe e não cheira? Eu gosto de mim: a preservação antes do primeiro gole e da primeira tragada”.
13h30: Apresentação Cultural (Hip Hop Caps AD)
Vereadora Mirim, Bibiana Carneiro explana o assunto na visão do jovem.
13h45: palestra “Educação, Esporte e Cultura na preservação de drogas”, com o reitor da Uniarp, Adelcio Machado. Já às 16h, será a vez do médico Dalton Vinicius Paiva Abussafi, com o tema “Crack e o tratamento em CAPS ad”.

Mais notícias