Macieira recebeu na noite de quinta-feira (10), reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de 2010. Foram apreciados e votados 16 projetos de cinco municípios que compõe a regional: Macieira, Matos Costa, Caçador, Calmon e Lebon Regis.
Os projetos pleiteados pelos municípios, destinados a diversas áreas, ultrapassam a soma de R$ 1.200,000,00. Todos foram aprovados. A reunião foi presidida pelo diretor geral da SDR, Francisco Stefanes.
Macieira
Aquisição de um veículo utilitário para a equipe Saúde da Família
Construção de casa mortuária
Manutenção de atividades sociais desenvolvidas junto ao CRAS
Matos Costa
Construção de um campo de futebol com alambrado
Construção de 12 abrigos para parada de ônibus
Recuperação da Ponte sobre o Rio Liso.
Caçador
Operacionalização dos Programas e Projetos Sociais com visão Educativa – UNIARP
A arte como forma de comunicação e expressão – APAE
Prodec – Implantação de empresa fabricante de extintores – de Adelvo Baquera
Curso de qualificação de Pedreiro – SENAI
Preservação da identidade italiana através da cultura e língua italiana
Qualificação de mão de obra do curso de costura industrial avançado e aquisição de máquinas – CDL/Caçador
Projeto social – Pescar para adolescentes carentes com formação na área de atendimento e vendas – CDL/Caçador
Construção de alambrado e iluminação do campo de futebol – Associação de Reservistas Duque de Caxias.
Além destes, o município de Calmon apresentou o projeto de recuperação de estradas vicinais, e Lebon Régis a aquisição de um veículo para distribuição de merenda escolar.
Após a reunião do CDR, foi apresentado ao público presente e autoridades, o trabalho realizado pela SISNAT (Sistema de Tratamento de Esgoto com Uso de Métodos Naturais). O projeto consiste em uma técnica natural aplicada de maneira ecológica que visa evitar o uso de produtos químicos para o tratamento de água do esgoto, deixando o mesmo em níveis aceitáveis para que retorne aos rios da região, na qual o processo está inserido.





