O dia 22 de abril faz parte da história democrática de Caçador. Para celebrar esse dia, que marca a instalação da primeira Sessão Ordinária e a criação da Câmara Municipal, os vereadores Alcedir Ferlin e Jorge Savi criaram em 12 de maio de 2005 um importante projeto, aprovado pelo prefeito municipal Saulo Sperotto, que institui o Dia do Poder Legislativo Municipal de Caçador.
A data foi incluinda no calendário oficial de Caçador, como sendo o Dia do Poder Legislativo. Segundo Savi, a ideia do projeto surgiu ao constatar no livro “História Política e Trajetória do Legislativo Caçadorense”, escrito pelo professor e historiador Delmir José Valentini, que foi em 22 de abril e 1936 que aconteceu em Caçador a instalação da Câmara de Vereadores.
[1].jpg)
“Como vereadores, vimos que este dia é de importante para a história de todo caçadorense. Naquele ano, analisando o livro do Delmir, vimos que foi no dia 22 de abril que aconteceu o primeiro ato que tornou Caçador um município definitivamente democrático. Por isso, percebemos que é necessário que todo cidadão caçadorense veja esta data com um dia que reforça o regime político democrático em que vivemos, divididos em Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, cada um atuando de forma independente na sua esfera”, explica ele.
Para o presidente da Casa, vereador Darci Ribeiro, são datas como esta que devem ficar guardadas na memória do povo caçadorense. “Trata-se de um dia histórico, de pessoas que naquela época fizeram a democracia em Caçador nascer e ela continua viva, mas ser plena precisa da participação dos caçadorenses”, destaca.
Ele ainda convidou a todos para participaram do Poder Legislativo, seja nas sessões, seja dando sugestões, visitando a Câmara. “Queremos que a comunidade veja que a Câmara é a Casa do povo e todos os vereadores estão ali para atendê-los”, frisa Darci.
A 1ª Sessão
O dia 22 de abril de 1936 foi marcado com a realização da primeira sessão ordinária da Câmara, sendo que o primeiro período legislativo foi de 1936 a 1937 atuando os vereadores: Manoel Siqueira Bello, João Rech, Francisco Machado, João Palermo e José Reichmann. Também assumiram nesse mandato Oreste Pasini e Frederico Gulherme Hausen.

Um pouco da história Legislativa de Caçador
O distrito de Paz do Rio Caçador na década de 1930 já reunia em seu parque industrial dezenas de grandes, médias e pequenas serrarias. Assim, embalados pela atividade que desenvolveu também outros setores, em 22 de fevereiro de 1934 foi assinado o decreto nº 508 que criou o Município de Caçador.
O fato mais importante da vida política e administrativa de Caçador ocorreu em 25 de março de 1934, quando foi instalado o Município, o antigo distrito de Paz da Vila do Rio Caçador, agora, pertencia ao passado e o novo Município começava a sua história. A importante solenidade ficou registrada na ata de instalação do Município.
Com a independência política e administrativa, os rumos do recém-emancipado município passaram a ser traçado pelos homens públicos que carregavam a responsabilidade pelo crescimento, desenvolvimento e o próprio futuro do Município de Caçador.
A responsabilidade pioneira, pelo Executivo caçadorense, coube ao Senhor Leônidas Coelho de Souza, primeiro Prefeito do município, e a Câmara Legislativa iniciando suas atividades, solenemente, no dia 5 de abril de 1935, assinalando assim, o campo democrático da discussão, debate e luta em prol do bem comum.
Segundo a Ata da Instalação da Câmara de Vereadores de Caçador, no dia 22 de abril de 1936 foram diplomados os vereadores Manoel Siqueira Bello, João Rech, Francisco Machado, João Palermo e José Reichmann, às 10h, pelo aludido Juiz Eleitoral assumida a Presidência e declarada instalada a Câmara Municipal, escolhendo o presidente para secretariar os trabalhos o vereador José Reichmann.
Em seguida, o presidente convidou os vereadores, a enviarem a mesa os seus diplomados, verificando o Presidente serem estes legítimos deferiu aos senhores vereadores o compromisso de servir com dedicação e lealdade as funções de seus cargos.
Foram eleitos ainda no dia, por escrutínio secreto, os componentes da Mesa Diretora, sendo: Presidente, Manoel Siqueira Bello; Vice-Presidente, Francisco Machado; 1º Secretário, João Rech; e 2º Secretário, José Reichmann.
Empossada a mesa, o Juiz Presidente congratulou-se aos vereadores e com o povo de Caçador pela entrada definitiva do Município no Regime Constitucional e agradeceu a presença do Secretário do Interior e Justiça do Estado na sessão, representando o Promotor Público da Comarca, declarou encerrada a sua missão, passando a presidência ao Presidente eleito, senhor Manoel Siqueira Bello.
Mais informações sobre o assunto no livro “História Política e Trajetória do Legislativo Caçadorense”, do historiador Delmir José Valentini, disponível na Biblioteca da Câmara Municipal de Caçador para consulta.





