A Câmara de Caçador realiza, nesta sexta-feira, às 19h30, a entrega de Medalha de Mérito “O Desbravador Caçadorense”. 20 pessoas físicas e jurídicas terão a sua garra, ousadia e espírito pioneiros reconhecidos pela comunidade caçadorense.
A sessão solene será transmitida ao vivo pela Rádio Caçanjurê a partir das 20h. Segundo o presidente da Casa, Itacir João Fiorese, o objetivo é oportunizar que todos os lares caçadorenses possam acompanhar um momento tão importante para a nossa cidade.

“Homenagearemos pessoas da nossa comunidade que, pela trajetória de trabalho desenvolvido contribuíram e ainda contribuem, no campo de suas atividades, de forma relevante para o engrandecimento de Caçador. Por isso, o Poder Legislativo achou por bem possibilitar que todos possam acompanhar através de um veículo de comunicação que está presente na casa de todos os caçadorenses: a rádio”, disse.
Os homenageados
Este ano, pela primeira vez, teremos pessoas jurídicas sendo homenageadas com a Medalha de Mérito “O Desbravador Caçadorense”. Ao todo serão 20 pessoas físicas e jurídicas recebendo a medalha. Vamos conferir quais os homenageados deste ano.
Armindo Bombassaro: nasceu em 06 de fevereiro de 1934 em Capinzal. O comerciante aposentado é filho de Antonio e Izabel Bombassaro. Casado com Judithe Bombassaro tem quatro filhos. Aos 75 anos, ele ajudou a desbravar a estrada Caçador – Pato Branco.
Augusto Antonio Francio: nasceu em 16 de julho de 1943, em Cambé, Paraná. O empresário é filho de Luiz Caetano e Juliana Frâncio. É casado com Zilda Brasil Frâncio e tem quatro filhas. Aos 66 anos, Augusto dedicou boa parte da sua vida ao desenvolvimento industrial de Caçador, tanto que em 20 de abril de 1979 liderou a fundação da empresa Frame Madeiras Especiais.
Bernardo Primo Nora: nasceu em 1º de janeiro de 1930 em Iomerê. Filho de Paulino Nora e Catarina Sartor, o agricultor aposentado foi casado com Gentila Seri Nora com quem teve sete filhos. Aos 79 anos, o contato com os parreirais é diários, para ele nada é tão bom quanto estar em contato com a terra.
Carlos Júlio Luiz Lührs: nasceu em 17 de dezembro de 1939 em Ipoméia, então distrito de Caçador. O empresário é filho de Siegfried e Marta Lührs. É casado com Aide Teloken Lührs e tem três filhos. O envolvimento na política e na vida social, sua atuação pública e a visão empreendedora que se reflete na empresa Unidas, mostram que aos 69 anos, Carlos é um exemplo de influências positivas em nossa terra.
Cícero Pereira: nasceu em 14 de agosto de 1949. Filho de César e Graciosa Pereira é médico. Casado com Maria Helena Roveda Pereira, tem dois filhos. Para o Doutor Cícero é um orgulho lembrar que em 1978 iniciou a sua profissão trazendo para Caçador uma grande novidade na área médica: a endoscopia digestiva.
Clair Capelari: nasceu em 17 de maio de 1934, em Nova Prata, Rio Grande do Sul. O contador é filho de Ernesto e Idalina Capelari e teve três filhos. Formou-se contador no Ginásio Aurora em dezembro de 1955. Com 26 anos iniciou o seu trabalho como contador em Caçador. São 49 anos de serviços prestados a esta cidade, serviços esses que contribuíram fortemente para o crescimento empresarial de nossa cidade.
Dirceu Camati: farmacêutico bioquímico, nasceu em 13 de abril de 1948, em Paranaguá, Paraná. Filho de Ângelo e Idalina Camati. Tem três filhos e é casado com Leda Maria Madalozzo Camati. A ligação de Dirceu Camati com Caçador começou a partir do momento em que conheceu Leda na Universidade Federal do Paraná, quando cursava Farmácia e Bioquímica.
Eugênio Wetiuk: nasceu em 07 de julho de 1940 em Porto União. O carpinteiro aposentado é filho de João e Catarina Wetiuk. Casado com Escolástica da Silva Wetiuk tem nove filho. Filho de agricultores de Porto união, Eugênio Wetiuk construiu casas, descascou arroz, moeu milho para o fubá. Hoje, aos 69 anos, aposentado, se dedica à família e as atividades rurais, para ele, o importante é fazer o bem, não interessa a quem.
Ibrahim Socreppa: nasceu em 25 de fevereiro de 1938 em Salete. O instrutor e administrador de treinamento é filho de José e Maria Socreppa. Casado com Alcídia Socreppa tem três filhos. Atuante, persistente, um homem que aos 71 anos tem energia de sobra para se dedicar à comunidade local.
Irineu Ceccatto: nasceu em 12 de abril de 1948. Filho de João e Melita Ceccatto o empresário é casado com Bernadete Camargo Ceccatto e tem três filhos. Empreendedor, Irineu Ceccatto fez da sua profissão uma respeitada empresa e aos 61 anos dedica-se ao trabalho voluntário no Lions Clube Caçador e Bombeiros Voluntários de Caçador.
Lino Cardoso dos Santos: nasceu em 21 de março de 1933 em Videira. O sapateiro aposentado é filho de Henrique Cardoso dos Santos e Rosa Peretti. Foi casado com Terezinha Peretti com quem tem oito filhos.Professor não titulado na comunidade do Lajeado Grande, lecionou por seis anos, sete meses e 14 dias em uma escola isolada na gestão do Prefeito Jucy Varela. Hoje, aos 76 anos, ele vende bíblias.
Luiz Vatutim Fernandes da Rosa: nasceu em 18 de julho de 1944. O médico é filho de Antenor e Regina da Rosa. Casado com Wanda Marli da Rosa e teve dois filhos. Formado médico pediatra recebeu o convite para vir atuar em Caçador, cidade que o acolheu com carinho e hoje reconhece os anos de trabalhos dedicados a salvar vidas.
Marli Maria Canalle Grazziotin: é professora aposentada e nasceu em 14 de outubro de 1947. Filha de Pedro e Anarcisa Canalle é casada com Orozimbo Luiz Grazziotin e tem dois filhos. Lecionou por 25 anos para adultos e crianças foi uma realização pessoal.
Milton Figueroa: nasceu em 11 de novembro de 1934. O agroindustrial é filho de José e Irene Figueroa. É casado com Margarida Marinho Figueroa e tem dois filhos. Aos 74 anos, Milton Figueroa é um exemplo de que a contribuição para o crescimento de uma cidade deve partir de homens comprometidos que buscam soluções para o engrandecimento local.
Olga Fedechen Fagundes: nasceu em 26 de novembro de 1940. A professora e coordenadora local de Educação é filha de Alexandre e Maria Fedechen. Casada com Antônio Fagundes tem dois filhos. O seu dilema é: “O país que constrói escolas não precisa construir prisões”.
Orival Dias Morais: nasceu em 06 de abril de 1935, em Fraiburgo. Filho de João Dias Morais e Alexandrina Gomes de Mello é agricultor aposentado. Casado com Amália Santos Morais e tem oito filhos. Um dos primeiros morados do Bairro Martello, lá Orival conquistou amigos, fixou residência e ajudou a construir as casas das vítimas da enchente de 1983.
Osvaldo Olienik: nasceu em 25 de junho de 1935, em Joaçaca. Filho de José e Romana Olienik, o ferroviário aposentado é casado com Teresa Rotta Olienik e tem quatro filhos. Militante do MDB, o ferroviário aposentado diz que nas suas veias corre o gosto pela política e que essa precisa dos jovens para se renovar, mas da experiência dos mais velhos para continuar.
Narciso Rotta Madeiras Ltda: O pioneirismo está presente desde a instalação até os dias atuais na empresa Narciso Rotta Madeiras Limitada. Com as atividades iniciadas em 1953, a empresa Narciso Rotta Madeiras Limitada contou com o empreendedorismo e a visão arrojada do até então motorista Narciso Rotta para começar a funcionar em Caçador.
Hoje, a empresa Narciso Rotta Madeiras Limitada atua no ramo de desdobramento de madeiras de pinus laminadas e serradas, contando com reflorestamento próprio.
Reunidas S.A. Transportes Coletivos: Ousadia e muito empenho para transformar a empresa Reunidas S.A. Transportes Coletivos em uma das mais importantes empresas do setor no país. Buscando uma alternativa de negócio, Selvino Caramori vem para Caçador. Em 1949, a determinação deste homem marcou a fundação da Reunidas.
Hoje, a caçadorense empresa Reunidas possui mais de 3 mil colaboradores e está presente em 22 estados brasileiros e na Argentina.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – Regional de Caçador: Fundado em 1954 como Associação dos Licenciados de Santa Catarina, a entidade mudou em 1987 o nome para Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina. Hoje o SINTE é um dos principais defensores da escola pública democrática e transformadora. Conta com 300 filiados em Caçador e Região e mais de 24 mil filiados no Estado.





