Na última semana, Santa Cecília deu mais um passo na
construção de uma estratégia voltada ao desenvolvimento do turismo local.
Lideranças do poder público, representantes do setor empresarial e membros da
comunidade participaram de um encontro para discutir a implementação do Projeto
de Desenvolvimento Turístico do município, iniciativa conduzida com apoio do
Sebrae/SC. A atividade contou com a participação do analista de negócios do
Sebrae/SC, Enio Alberto Parmeggiani, e teve como objetivo fortalecer a
governança do turismo e transformar as potencialidades locais em oportunidades
de crescimento econômico e valorização territorial.

O prefeito de Santa Cecília, Carlos Enrique Garcia Langer,
destacou que o município decidiu priorizar o turismo como uma das estratégias
para impulsionar o desenvolvimento local. Segundo ele, a parceria com o Sebrae
tem papel fundamental nesse processo, ao oferecer conhecimento técnico e
orientação especializada para a construção de um planejamento consistente.
“O turismo vai começar a desenvolver e tomar um novo rumo a
partir de hoje aqui na cidade. Estamos reestruturando toda a parte
administrativa, trabalhando a legislação, os conselhos e a organização
necessária para fortalecer essa área. Queremos avançar na criação de uma
Secretaria de Turismo para ampliar nossa capacidade de captar recursos e
desenvolver projetos que beneficiem o município”, afirmou.
A secretária municipal Marlene de Sena ressaltou que o
diagnóstico realizado pelo Sebrae identificou importantes potencialidades para
o turismo local. Entre os segmentos apontados estão o turismo religioso, o
turismo de natureza e o turismo de experiência.
“O diagnóstico já foi realizado pelo Sebrae e demonstrou o
potencial que Santa Cecília possui para o desenvolvimento do turismo. Ficamos
muito felizes com essa perspectiva. Trabalhar com o Sebrae nos dá segurança,
porque é uma instituição que nos orienta e nos ajuda a construir esse caminho.
A jornada é longa, mas estamos confiantes nessa parceria”, destacou.
Representando o setor empresarial, Mirian Fátima Adams
Granemann, da CDL e dos Postos AG, enfatizou a importância da união das
lideranças e da participação da comunidade no processo de desenvolvimento
turístico do município.
“A preocupação com o desenvolvimento da cidade é algo muito
importante. Tudo isso precisa ser construído pensando no crescimento coletivo.
Só assim teremos condições de divulgar Santa Cecília em âmbito estadual e
nacional. Precisamos trabalhar juntos, Sebrae, Prefeitura, vereadores,
empresários e comunidade, para construir um futuro melhor para o município”,
afirmou.
Também participante do encontro, a vereadora Alessandra
Pires classificou o momento como histórico para Santa Cecília e destacou a
importância da mobilização das lideranças locais em torno da pauta do turismo.
“Santa Cecília está completando 68 anos de emancipação
político-administrativa e possui um potencial turístico muito grande a ser
explorado. É uma iniciativa importante porque permite capacitar as lideranças e
preparar a comunidade para participar desse processo. O Legislativo também tem
o compromisso de apoiar as ações que contribuam para o desenvolvimento do município”,
ressaltou.
A gerente regional Centro-Norte do Sebrae/SC, Aglaes Beatriz
Meirelles da Silva, destacou que a construção de uma governança estruturada é
um dos passos mais importantes para transformar potencialidades em resultados
concretos.
“Santa Cecília possui atrativos, história, cultura e
características que podem contribuir para o fortalecimento do turismo local. O
papel do Sebrae é apoiar o município na organização dessa estratégia,
promovendo a integração entre os diversos atores envolvidos e auxiliando na
construção de um planejamento que gere oportunidades, renda e desenvolvimento
para a população”, afirmou.
Durante o encontro, os participantes discutiram
oportunidades para estruturar produtos turísticos, fortalecer a identidade
local e ampliar a integração entre poder público, iniciativa privada e
comunidade. A proposta é construir um planejamento de longo prazo que permita
ao município aproveitar de forma organizada os seus atrativos e
potencialidades.