O conceituado jornalista e apresentador do Jornal do Almoço, Mário Motta, estará palestrando no próximo sábado, na Feinacc 2007, em Caçador. Motta substitui a palestra de Luiz Carlos Prates, que cancelou sua participação por motivo de saúde. Prates estará em Curitiba na quinta-feira, em tratamento de um problema no pé, que o impossibilita de caminhar.
A presidente da Comissão Central Organizadora, Leila Longo Romão, lamenta o cancelamento da palestra de Prates, mas se diz satisfeita com a substituição. "Foi uma pena perdermos a palestra do Prates, mas o Mário Motta é tão competente quanto e sei que vai alcançar nossas expectativas, ele tem muita coisa boa pra nos passar", fala Leila, comentando que o Grupo RBS comunicou o cancelamento apenas nesta segunda-feira, 8.
Além disso, a presidente afirma que o jornalista Luiz Carlos Prates se comprometeu em palestrar gratuitamente em Caçador ainda este ano, assim que tiver se recuperado. A outra palestra prevista para a Feinacc, do presidente da CDL de Santa Catarina, Roque Pellizzaro Júnior, também foi cancelada. Pellizzaro estará na abertura oficial do evento, mas viaja para a China em seguida.
MÁRIO MOTTA
Nascido em Santo André (SP) em março de 1952, Mário Motta passou a infância e pré-adolescência viajando num Circo Teatro de propriedade dos pais. Em 1965, mudou-se para Tupã (Centro Oeste Paulista), onde se formou bacharel em Educação Física. Naquele mesmo ano, iniciou a carreira em rádio e jornal em veículos de comunicação da cidade, passando pelas mais diversas funções.
Chegou em Santa Catarina por Lages (1975), buscando novas oportunidades profissionais, que encontrou na Rádio Princesa, Rádio Clube de Lages e Correio Lageano. Cinco anos mais tarde, ingressou na TV Planalto de Lages, respondendo a variadas atividades. Em 1986, assumiu a Chefia do Serviço Pedagógico da Educação Física na Secretaria de Estado da Educação e do Desporto em Florianópolis. Em seguida foi contratado pela RBS TV e desde então é o âncora do Jornal do Almoço e do programa Notícia na Manhã na Rádio CBN Diário (RBS).
Fórum de Desenvolvimento
Além da palestra de Mário Motta, a Feinacc 2007 vai contar ainda com o "Fórum de Emprego, Renda e Desenvolvimento”, que vai acontecer no dia 14, das 16h às 18h, no salão de festas do Parque das Araucárias. De acordo com Ibrahim Socreppa, da Comissão Central Organizador, estarão participando diversas entidades como Sebrae, Senai, Sesi, Senar, Epagri, Cidasc, UnC, Faculdades Lorenzi, Senac e outras.
Durante o Fórum, as entidades estarão apresentando seus trabalhos desenvolvidos na sociedade e abrindo espaço para questionamentos. “Os trabalhos dessas entidades estão diretamente ligadas com o desenvolvimento de Caçador, na preparação de recursos humanos, nas áreas de industrial, comercial, prestadores de serviços e agropecuária”, comenta Socreppa.
”Além de mostrar o que é produzido e comercializado em Caçador o Fórum vai servir para demonstrar como preparamos as pessoas, e os órgãos são um grande patrimônio do município, devido que as pessoas é que fazem as empresas”, fala a presidente da CCO, Leila Longo Romão.
Também estarão participando das discussões, os membros de diversos Conselhos Municipais, como Conselho da Cidade, Conselho do Desenvolvimento. Conselho de Assistência Social e Conselho do Trabalho e Emprego. “Queremos que todos os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento e por políticas públicas se façam presente neste fórum. É muito difícil planejar algo, sem ouvir os setores que preparam as pessoas.”, ressalta Socreppa.
Segundo ele, o processo de aprendizagem e capacitação não termina com o fórum. ”As políticas públicas de geração de emprego, passariam a conhecer e utilizar mais os recursos das entidades, em um esforço comum todos encaminharão pessoas para se profissionalizarem”, finaliza ele, comentando ainda que a ação ajudará a diminuir o desemprego, que é a conseqüência da falta de profissionalização.





