O futebol feminino em Santa Catarina ganha uma nova competição em 2019 para o desenvolvimento da modalidade. A Federação Catarinense de Futebol realiza a partir da próxima sexta-feira (20) o inédito Campeonato Catarinense Feminino Sub-17.
A primeira edição de uma competição das categorias de base do futebol feminino no Estado terá seis equipes na disputa: Kindermann, Chapecoense, Criciúma, Marcílio Dias, Tubarão e Concórdia.
O Catarinense Feminino Sub-17 2019 será disputado em duas fases, com as equipes divididas em dois Grupos A e B: 1ª Fase – Intragrupos e 2ª Fase – Extragrupos.
Na 1ª Fase – Intragrupos, os clubes jogarão entre si, somente dentro do próprio grupo, no sistema de pontos corridos em turno único. As partidas da 1ª Fase do Grupo A serão realizadas no Centro de Treinamentos Antenor Angeloni, em Criciúma e integram a programação do CBF Social de Futebol Feminino.
No grupo B os jogos serão em Concórdia.

Na 2ª Fase – Extragrupos, os clubes do grupo “A” jogarão apenas contra os clubes do grupo “B”, e os clubes do grupo “B” jogarão apenas contra os clubes do grupo “A”, também no sistema de pontos corridos em turno único.
O clube que obtiver mais pontos ao final da 2ª Fase – Extragrupos, somando-se os pontos ganhos nas 1ª a e 2ª Fases, será considerado o campeão do Catarinense Feminino Sub-17 2019.