3 de outubro de 2026
Edvaldo Erlacher:

Um técnico didático na Sub-17 Feminina

Por Divulgação

Quem assiste à preleção do técnico Edvaldo Erlacher antes de um treinamento pode até pensar que está numa sala de aula. Formado em Educação Física, com experiências lecionando em faculdade, ele é um típico professor. Só que ao invés de utilizar um quadro negro para orientar as meninas da Seleção Sub-17, usa, na verdade, um aparato mais moderno, onde escreve, reescreve e posiciona as jogadoras.

“Essa é uma idade em que você tem que ser objetivo e ilustrar bem o que espera das jogadoras. Fica melhor para elas visualizarem o que estou pedindo”, explicou Edvaldo.

Mais do que apenas dizer o que quer, Edvaldo mostra que é um legítimo professor quando pede e estimula a participação das meninas durante a explicação. Aquele típico "o que você está vendo aqui, fulana?", ou "por que estou pedindo isso, sicrana?".

“Gosto de sentir que estão todos participando no processo. Tanto as jogadoras como os integrantes da comissão técnica”, disse o técnico, que garante ser um leitor assíduo da literatura esportiva.

Capixaba, formado na Universidade Federal do Espírito Santo e ex-professor da UNIARP de Caçador Santa Catarina, Edvaldo, que começou a trabalhar com futebol em 1986 numa escolinha, agora se prepara para comandar a Seleção Feminina no Mundial Sub-17 do Azerbaijão. Mais do que orgulhoso, ele se sente confiante com o grupo que tem nas mãos.

“Essas meninas são de uma geração muito boa. Temos grandes chances de ir até lá e conquistar esse título. Estamos trabalhando para isso”, finaliza.

A delegação brasileira viaja para o Azerbaijão na próxima terça-feira, dia 18 de setembro. A estreia da Seleção na Copa do Mundo está marcada para o dia 23 de setembro, às 18 horas (24 horas de Brasília), contra o Japão. México e Nova Zelândia completam o Grupo C da competição, o do Brasil.

Mais notícias