3 de outubro de 2026
Recordações

Criadores dos Joguinhos se encontram em Caçador

Por Site Fesporte

Quando os idealizadores dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina começaram a planejar o evento, em 1986, não foram poucos os dirigentes esportivos e grandes municípios reticentes e desconfiados sobre o projeto. Tanto que na primeira edição, em Curitibanos, dois anos depois, em 1988, Blumenau e Florianópolis não participaram da competição, que em 2012 chega à 25ª edição.

Foi em meio a tanta desconfiança que os desportistas Luiz Carlos Gonzaga (Calu), Celso Ramos Sedrez, Jair Venâncio, Werner Erbele, Odilon Alfredo Morona, Carlos Alberto Anzoategui, Felipe Abraão Neto (Feio) e Edson Ramos, os dois últimos já falecidos, criaram um dos maiores eventos esportivos de Santa Catarina. No último sábado, eles foram homenageados na cerimônia de abertura da 24ª edição dos Joguinhos, que ocorre até sábado (27) em Caçador, no Meio-Oeste do Estado. Os Joguinhos são uma promoção da Fesporte, com apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Caçador.

O encontro de alguns dos pioneiros em Caçador reviveu na memória como surgiram os Joguinhos.  Calu lembra que em dezembro de 1986 o governador eleito Pedro Ivo Campos estava montando a sua equipe de trabalho e convidou o Felipe Abraão Neto, o Feio, para presidir a Coordenadoria de Esportes (Code), que era vinculada a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

Feio, por sua vez, convidou Calu para integrar a equipe de esportes do Governo do Estado. Calu, a princípio, declinou do convite alegando que estava de viagem para a capital paulista onde iria trabalhar como dirigente esportivo nos Joguinhos Abertos de São Paulo. Feio quis saber detalhes da competição e mostrou interesse em realizar um evento semelhante em solo catarinense. “Nisso, o Feio me perguntou se ele poderia sugerir os Joguinhos de Santa Catarina ao governador Pedro Ivo e eu disse que sim, que inclusive traria de São Paulo todas as informações referentes ao evento”, lembrou Calu neste final de semana.

E assim foi feito. Calu voltou de São Paulo já com um esboço de competição tendo como parâmetro o evento similar paulista. E a partir de 1987, a pedido de Feio,  Calu montou uma equipe formada por esportistas e profissionais de educação física como Celso Ramos Sedrez, Jair Venâncio, Werner, e Odilon Morona, Carlos Alberto Anzoategui e ele, Calu.

Início dos trabalhos foi em Siderópolis

Jair Venâncio, hoje com 70 anos, lembra que durante todo o ano de 1987 a equipe trabalhou na montagem do regulamento dos Joguinhos Abertos. O inicio dos trabalhos foi em Siderópolis, no Sul do estado, onde estava sendo realizado a Regional Sul dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). “Em dezembro, nos Jasc de 1987, em Criciúma, foi apresentado aos dirigentes esportivos o regulamento geral dos Joguinhos e alguns representantes de grandes municípios não deram importância, pois não acreditavam no evento”, lembrou Venâncio. “Tinha dirigente que criticou afirmando que o os Joguinhos seriam mais um cabide de emprego para a equipe que elaborou o evento”.

A ideia de criação dos Joguinhos, lembrou Venâncio, foi aceita imediatamente pelo governo porque o governador Pedro Ivo Campos queria um evento que contemplasse apenas atletas catarinenses, já que ele era contrário à iniciativa de contratar atletas de outros estados como ocorria nos Jogos Abertos. “Assim fizemos uma competição bem simples só de participação. A rede do vôlei era mais baixa que a oficial, o tempo do basquete era menor, tudo para facilitar a participação dos adolescentes”, enfatiza Venâncio. O amadorismo era a tônica: a ginástica rítmica, por exemplo, foi realizada em uma quadra de futsal.

Para Odilon Alfredo Morona, atual presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Caçador, a criação dos Joguinhos também preencheu uma lacuna, já que os Jogos Escolares não estavam sendo realizados pela Secretaria Estadual de Educação.

O certo é que mesmo com posições contrárias de dirigentes de grandes municípios, a primeira edição foi realizada no período de 24 de novembro a 4 de dezembro de 1988 e o palco foi em Curitibanos, cidade natal de Felipe Abraão Neto. Participaram 69 municípios, e Concórdia foi o primeiro campeão dos Joguinhos – por sinal, único título do município no evento até hoje. O detalhe é que antes da primeira edição, o governador Pedro Ivo Campos, grande entusiasta dos Joguinhos, faleceu, assumindo o seu lugar o vice-governador Casildo Maldaner, cabendo a este a tarefa de abrir oficialmente o evento e garantir a edição seguinte para o próximo ano.

 Governador garante continuidade dos Joguinhos

“Quando o governador anunciou que teria os Joguinhos em 1989, dando garantias que o evento continuaria, o Calu, eufórico, começou a correr em quadra. Todos da equipe se abraçaram”, recordou Jair Venâncio. “Aquele momento foi de pura felicidade, pois até então não tínhamos tanto certeza se o evento seguiria, por isso toda aquela alegria”, acrescentou  Calu.

Tanta incerteza tinha sentido já que se percebeu que na primeira edição os municípios não estavam preparados. “Era um tempo de mudanças políticas. Algumas prefeituras estavam mudando de prefeito (havia ocorrido eleição para prefeito) e não queriam mais participar dos Joguinhos. Muitos atletas tiveram que fazer protesto, levar panelas (e fazer panelaço) para convencer o prefeito e participar dos Joguinhos”.

Nos primeiros Joguinhos não havia etapa classificatória, e os municípios eram convidados. Depois da criação do projeto foi criado no governo o cargo de orientador esportivo para trabalhar na parte organizacional dos Joguinhos. Para o cargo, o profissional teria que ser formado em educação física e ser concursado há dois anos no governo do Estado. Os profissionais foram cedidos pela Secretaria Estadual de Educação. A atual diretora de Esportes da Fesporte, Lilian da Silva Pinto, e a atual integradora esportiva da Fesporte em Caçador, Joanete Pavelski estavam entre esses servidores e, inclusive, atuaram na primeira edição dos Joguinhos.

Hoje, passados 24 anos da primeira edição, Celso Sedrez tem a convicção que o evento está consolidado. “Não tínhamos a idéia da grandeza dos Joguinhos. Que iria revelar tanta gente boa. Os jogos já revelaram o (tenista) Guga, o (nadador) Xuxa, a (jogadora de vôlei) Natália Zillo, entre outros. Nós conseguimos com que a juventude catarinense tivesse o seu espaço. Não tínhamos tanta certeza que íamos conseguir, mas o que foi conquistado nestes 24 anos foi muito valioso”.

Essas conquistas, aliás, foram reconhecidas na cerimônia de abertura com uma placa pela comissão organizadora dos Joguinhos de Caçador. Em cada uma, o agradecimento com os dizeres: “Esse é um momento especial. É hora de olhar para trás e vermos tudo o que passamos. Sem dúvida, muitas tristezas e conflitos foram vividos, mas, felizmente, por inúmeros bons momentos de alegria, de vitória e de cumplicidade. Uma longa caminhada começa sempre com o primeiro passo. Caçador, agosto de 2001”.

Mais notícias