Capoeiristas de Caçador participam, neste final de semana, de um intercâmbio estadual, na cidade de Braço do Norte. Estarão presentes no evento, os maiores grupos do esporte no Estado.
Além disso, o grupo que vai sediar o intercâmbio, o Cordão de Ouro, é um dos maiores do mundo. De acordo com o professor Joel Caetano, o Amendoim, trata-se de um evento de extrema importância para o esporte. “Inclusive equipes de outros estados estarão presentes”, destacou o professor.

Ele ainda revelou que um dos atletas do Cordão de Ouro já participou de um dos filmes do Harry Potter. “Esse encontro quer mostrar que não existe mais rivalidade entre os grupos de capoeira, que estamos todos unidos”, completou Amendoim.
Capoeira é um esporte
O professor fez questão de salientar ainda que a Capoeira é um esporte e não uma dança como muitos afirmam. “Trata-se de golpes de luta disfarçados pela dança, já que foi criado pelos escravos, que não podiam demonstrar a real finalidade da Capoeira”, garantiu Amendoim.
Segundo ele, existem competições nacionais e internacionais de Capoeira e que o esporte é disputado nos Jogos Estudantis Brasileiros. “Este é um esporte genuinamente brasileiro”, finaliza.





