3 de outubro de 2026
Atletismo

Evandro Maciel representa Caçador em Campeonato Brasileiro

Por Caçador Online

O atleta Evandro Maciel, que ocupa a liderança do ranking brasileiro categoria menor até 17 anos na prova de 1.500 metros rasos, participa da 32ª edição dos Campeonatos Brasileiros/Caixa de Menores, que acontecerão nos próximos sábado, 27, e domingo, 28, na cidade de Praia Grande, no litoral paulista.

A competição - disputada pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 1973 - é aberta a atletas de 15, 16 e 17 anos (nascidos entre 1991 e 1993).

Evandro está muito bem classificado também nos 3.000 metros rasos, onde ocupa a 3ª posição do ranking brasileiro.

De acordo com o técnico Antonio Donizete, o atleta optou, para esta competição, correr a prova de 1.500 metros, onde tem possibilidades de estar entre os primeiros. “Vale lembrar que o campeão de cada prova será convocado para disputar o Sul-americano na Colômbia”, destaca o técnico.

Além de definir os campeões nacionais de menores, o torneio também tem como objetivo difundir o esporte e verificar o desenvolvimento técnico da modalidade nos diversos estados do País.

Preparação
Donizete ainda lembra que o atleta fez uma boa preparação para essa competição, principalmente pelo resultado dos Joguinhos, onde bateu o recorde. “Porém, é uma competição e alto nível, é preciso fazer a prova certa, já que exige cuidado, principalmente no início da prova, onde o atleta precisa cadenciar o tempo e energia, para que no final, nos últimos 300 metros, tenha condições dar um sprinter final”, assinala o técnico.


“Essa competição para o Evandro fecha um ciclo de sua carreira, já que no próximo ano o atleta entra na categoria juvenil até 19 anos. O que ficou marcado foram as conquistas do atleta nesses dois anos”, garante Donizete.

As conquistas de Evandro
2007
- Medalha de bronze nos Joguinhos Abertos;

- Campeão e recordista da Olesc, na prova de 1.500 metros e 3 mil metros;

2008
- Medalha de bronze na Copa Brasil Caixa de Cross Country, no Rio de Janeiro;

- Quinta colocação no Sul-americano de Cross Country, em Assunção Paraguai;

- Medalha de ouro nos 1.500 metros, no Campeonato Estadual Adulto de Atletismo com o tempo de 4’07”03;

- Obteve a melhor marca do Brasil na prova dos 1.500 metros rasos, categoria menores até 17 anos, com o tempo de 4min02 seg78, conseguindo índice para o Campeonato Brasileiro da categoria e assumiu a 1º colocação do ranking nacional da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo);

Mais notícias