Os setores de apoio caçadorenses que farão parte do 20º Tour Ciclístico de Santa Catarina, reuniram-se na manhã desta terça-feira (14), na Secretaria do Desenvolvimento Regional de Caçador, para definir as atribuições de cada grupo, durante a passagem da prova pelo município, no próximo dia 21, correspondendo a 7ª etapa da volta. O Tour começa nesta quarta-feira (15), com a largada sendo dada em Criciúma, Sul do Estado.
Segundo um dos apoiadores do 20º Tour, e coordenador da reunião representando a Federação Catarinense de Ciclismo, Newton Marçal Santos, o Setor de Trânsito da Prefeitura de Caçador, ficou responsável pelo isolamento do percurso no município, para a chegada dia 21 e largada rumo a Porto União no dia 22, com o apoio da Polícia Militar, Tiro de Guerra 05-006 e Associação dos Reservistas Duque de Caxias. Os Bombeiros Voluntários de Caçador e Secretaria Municipal de Saúde, estarão o tempo todo apostos com ambulâncias.
A parte de hospedagem dos ciclistas ficou a cargo de duas Gerências de Programas e Ações da SDR/Caçador. Os atletas serão hospedados nos quatro hotéis da cidade, Kindermann, Lê Canard, Alcácer e Esplanada do Contestado.
A divulgação junto as escolas da rede estadual de ensino ficou a cargo da Gerência de Educação, Ciência e Tecnologia (GEECT), e a Secretaria Municipal de Educação fará o mesmo trabalho na rede municipal.
A Fundação Municipal de Esportes de Caçador, será responsável pela alimentação dos ciclistas, almoço e jantar, que serão realizados no Centro Comunitário do Bairro dos Municípios.
Marçal salienta, que o Setor de Trânsito da Prefeitura Municipal de Caçador e FME, concederam espaço no Castelinho, na parte baixa da avenida Barão do Rio Branco, para os trabalhos da Secretaria Organizadora da competição, espaço para os árbitros, Imprensa e Secretaria da Prova. Haverá nas instalações, telefone, fax, internet, e local para exame anti-doping.
A prova tem previsão de chegada entre 11h e 11h30 de terça-feira (21). Os ciclistas entrarão na cidade pela SC-302, vindos de Lebon Régis, no trajeto denominado “7ª Etapa - Curitibanos/Caçador”. Passarão pela SC-451 em frente ao Sesi, e seguindo pela rodovia até o Parque de Exposições, onde entram na avenida Fhado Thomé e seguem a avenida Barão do Rio Branco, onde será o “sprint final” na parte alta da avenida, até a chegada no Largo Caçanjurê.
O campeão da etapa irá receber o troféu oficial da Fesporte e mais um troféu feito com material reciclável, produzido pelo aluno Gláucio Henrique Maculan, da 3ª série da Escola Municipal Irmão Venâncio José, vencedor do concurso de confecção de troféus para a 7ª Etapa do 20º Tour de Santa Catarina. Concurso realizado envolvendo alunos da rede estadual e municipal de ensino de Caçador. O aluno irá entregar o troféu ao campeão da prova e receberá como prêmio uma bicicleta Montain Bike aro 26.
Confira todas as etapa do 20º Tour de Santa Catarina:
Prólogo – 14/11 – Criciúma – 8 km
1ª Etapa – 15/11 – Criciúma/Braço do Norte – 80 km
2ª Etapa – 16/11 – Braço do Norte/São Joaquim “Taça Serra do Rio do Rastro” – 110 km
3ª Etapa – 17/11 – São Joaquim/Bom Retiro – 120 km
4ª Etapa – 18/11 – Bom Retiro/Rio do Sul – 110 km
5ª Etapa – 19/11 – Ituporanga/Rio do Sul (Contra-Relógio) – 25 km
6ª Etapa – 20/11 – Rio do Sul/Curitibanos – 110 km
7ª Etapa – 21/11 – Curitibanos/Caçador – 100 km
8ª Etapa – 22/11 – Caçador/Porto União – 80 km
9ª Etapa – 23/11 – Porto União/Mafra – 110 km
10ª Etapa – 24/11 – Mafra/Joinville – 130 km
11ª Etapa – 25/11 – Joinville/São Francisco do Sul – 80 km
Pró + 11 Etapas – 12 dias – 1063 km no total
Marcos Novelo sai na frente no Tour de SC
O paulista Marcos Novelo, 30 anos, venceu o prólogo de 2,4 quilômetros disputado em Criciúma nesta terça-feira, 14, na abertura do 20º Tour de Santa Catarina. Com a vitória o ciclista da equipe Memorial Santos é o primeiro a vestir a camisa amarela, que identifica o líder geral da competição.
Sob um calor de mais de 30ºC e vento constante, Novelo completou o circuito na Avenida Centenário com a marca de 2min 26seg 47mil, superando os 83 competidores que largaram individualmente em intervalo de 30 segundos. O podium ainda teve Marcelo Moser (Dataro/Blumenau) em 2º lugar com o tempo de 2min28seg19seg, seguido por Pedro Autran (Scott/São José dos Campos).
Rafael Silva (Avaí/Florianópolis) e Matias Médici (Dataro Blumenau) foram respectivamente o 4º e 5º colocado. O ciclista Magno Nazaret (Scott/São José dos Campos) foi o melhor sub-23 e recebeu a camisa laranja que identifica o líder da categoria. O atual campeão do Tour, Márcio May, terminou o prólogo em 15º, sete segundo atrás do vencedor.
Começar o prólogo do Tour com vitória foi bastante comemorado pelo ciclista que participa da prova pela segunda vez. “Foi bom vencer esta etapa depois de 12 anos sem participar do Tour”, disse Novelo. Cauteloso, ele destacou o alto nível dos adversários que brigam pelo título e falou de suas expectativas na seqüência da prova.
“A vantagem foi pequena e tem vários ciclistas em boas condições de brigar pelo título. Tem muito chão pela frente ainda. Agora vou procurar me superar na Serra já que eu tenho limitações na subida, reconhece o ciclista.
Nesta quarta-feira, 15, a caravana deixa Criciúma rumo a Braço do Norte em um percurso de 82,9 quilômetros passando pelos municípios de Cocal do Sul, Urussanga, Orleans e São Ludgero. A largada é as 10h em frente a Praça do Congresso.
Classificação
Marcos Novelo (Memorial/Santos) – 2min26seg47mil
Marcelo Moser (Dataro/Blumenau) – 2min28seg19mil
Pedro Autran (Scott/São José dos Campos) – 2min28seg24mil
Rafael Silva (Avaí/Florianópolis) – 2min28seg80mil
Matias Médici (Dataro Blumenau) – 2min29seg16mi





