3 de outubro de 2026
Mercado

Setor produtivo conhece projeto com metodologia internacional para expansão

Evento reuniu lideranças do setor produtivo de Caçador

Por Ass. Imp. Acic

No dia 1º de outubro, foi realizada uma reunião de alinhamento estratégico no Espaço Daniela Tombini, em Caçador. O encontro foi promovido pela InvestSC, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e Prefeitura de Caçador, marcando o início de um projeto piloto que visa abrir novos mercados para a indústria local.

A iniciativa contempla a aplicação da metodologia Resilient Alliance Method (RAM), desenvolvida pelo consultor Javier Casademunt, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A RAM surge como uma resposta prática e eficaz aos desafios enfrentados pelas empresas brasileiras, especialmente diante da guerra tarifária com os Estados Unidos. O método busca acelerar e garantir a entrada segura das empresas em novos destinos internacionais.

Durante a apresentação, Javier Casademunt explicou que a metodologia já está em processo de implementação em dezenas de cidades brasileiras, com impactos positivos no desenvolvimento econômico local, geração de empregos e atração de investimentos sustentáveis. Cada empresa é analisada individualmente, com alternativas personalizadas discutidas e desenvolvidas.

Mais notícias