3 de outubro de 2026
Caçador

Fiesc destaca a importância do setor de base florestal em coletiva

Lideranças falaram sobre as exportações, destacando que em 2021, Caçador respondeu por cerca de 75% da região Amarp

Por Ass. Imp. Fiesc

A Regional Centro-Norte da Federação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) realizou dia 03 de fevereiro uma coletiva de imprensa para destacar o crescimento das exportações de Caçador, especialmente no setor de base florestal.

A coletiva teve a presença de Gilberto Seleme, 1º vice-presidente da Fiesc, Leonir Tesser, vice-presidente Regional da Fiesc, Alexandre Eugênio Busato, vice-Presidente do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador (SIMCA) e de Daniel Tenconi, gerente executivo Sesi, Senai e IEL da Regional Centro-Norte da Fiesc.

O 1º vice-presidente da Fiesc, industrial Gilberto Seleme, falou do início das atividades da madeira em Caçador e região, onde há 50 anos os empresários do ramo observaram no plantio de pinus o futuro do setor, o que já fazia parte da cadeia produtiva nos Estados Unidos e Europa. “Temos um parque fabril em Caçador que utiliza 100% da árvore plantada, nada vai fora e com isso a gama de produtos é muito grande. As indústrias seguiram este caminho de aproveitamento e hoje Caçador possui uma das economias mais fortes de Santa Catarina. Por conta disso a Fiesc investe na qualificação de mão de obra, porque é necessária com objetivo de aumentar o índice de empregabilidade no setor, que sempre está precisando. E esta qualificação, além de proporcionar aquilo que a empresa precisa para executar seu trabalho, também oportuniza a melhoria da qualidade de vida daquele trabalhador, que pode subir na empresa, dando mais condições para sua família”, destaca Gilberto Seleme.

Dados publicados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, indicam que o município de Caçador foi responsável por 75,9% das exportações da Microrregião da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), no ano de 2021. Os dados foram levantados pelo professor e pesquisador Leandro Hupalo no seu perfil no Linkedin.

Os municípios da região da Amarp registraram um volume de exportações que superaram a marca de US$ 526 milhões, sendo destaque Caçador, responsável por quase US$ 400 milhões em exportações, ou seja, a cada 4 dólares de produto exportado na Amarp, 3 tiveram origem no município.

“Nos últimos 10 anos, o volume exportado cresceu 97%, mesmo com as adversidades que passamos em 2020 e 2021 com a pandemia. Somente em 2021 tivemos um crescimento de 42% nas exportações em Caçador, o que indica que nossa indústria estava preparada para os desafios que encontrou. Nosso empresário é corajoso, e em se tratando do ramo da madeira é mais ainda, porque investe em algo que lhe trará retorno somente em 20 anos, como é o plantio do pinus”, afirma o industrial Leonir Tesser, vice-presidente regional da Fiesc.

Alexandre Eugênio Busato, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador (SIMCA), declarou que a entidade trabalha com a missão de fomentar o ramo da madeira que hoje representa 55% da receita do município. “A população brasileira possui condições de consumir os produtos fabricados aqui, e também pensamos neste caminho. Nosso papel enquanto sindicato é fomentar todos os mercados para o sucesso da nossa indústria”, salienta.

Daniel Tenconi, gerente executivo Sesi, Senai e IEL da Regional Centro-Norte da Fiesc, apresentou os três pilares em que a Fiesc atua no setor educacional voltado ao ramo da madeira: escolaridade, qualificação profissional e a transformação cultural.

Mais notícias