Foi divulgado nesta segunda-feira, 29, o Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e com a Fundação João Pinheiro.
O IDHM é resultado do cruzamento de mais de 180 indicadores socioeconômicos do IBGE e é divido em três dimensões: a longevidade (oportunidade de viver mais), o acesso a educação, e o padrão de vida (renda familiar).
O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo o valor for de 1, maior será o IDHM.
Os lugares podem ser posicionados em uma destas avaliações: muito alto, alto, médio, baixo ou muito baixo.
Caçador tem índice considerado “alto”, segundo a pesquisa. Com IDH de 0,735, Caçador ocupa a 148ª posição entre os municípios de Santa Catarina, e 897ª no ranking nacional.

O índice é menor do que a média catarinense: 0.774; e maior do que a média nacional 0,727.
Entre 1991 e 2010, o IDH cresceu 47,5% no Brasil, de 0,493 (muito baixo) para 0,727.
A cidade mais bem colocada do Estado é a capital Florianópolis, com 0.847, 3º colocada no ranking nacional, atrás de São Caetano do Sul (SP) e Águas de São Pedro (SP). Destaque também para o município de Joaçaba, 8ª colocado no ranking de IDH do país. (todas essas têm o IDH considerado muito alto).
Dados de Caçador
Percentual da população de 5 a 6 anos de idade frequentando a escola - 85,58
Percentual da população de 11 a 13 anos de idade frequentando os anos finais do fundamental ou que já concluiu o fundamental - 89,03
Percentual da população de 15 a 17 anos com fundamental completo - 60,31
Percentual da população de 18 a 20 anos de idade com o ensino médio completo - 36,99
Percentual da população de 18 anos ou mais com fundamental completo - 51,62
IDH Municipal - Dimensão Educação - 0,620
Esperança de vida ao nascer - 77,65
IDH Municipal - Dimensão Longevidade - 0,878
Renda per capita média - 744,28
IDH Municipal - Dimensão Renda - 0,728
IDH Municipal - 0,735
Confira todos os dados em http://www.atlasbrasil.org.br/2013/ranking
Especialista afirma que índice não é qualitativo
Em entrevista ao site www.clicrbs.com.br
Pós-doutor em desenvolvimento econômico, rural e territorial pela universidade de Oxford, na Inglaterra, o professor Lauro Mattei avalia o IDHM como um índice quantitativo. Segundo ele, as dimensões de longevidade selecionam medidas como o número de atendimentos hospitalares, ao invés de analisar a qualidade do serviço. O mesmo acontece com o parâmetro da educação, que registra no índice as crianças matriculadas, abdicando da avaliação da evolução do ensino.
— É um índice quantitativo, que não avalia a qualidade do desenvolvimento nas cidades brasileiras. É válido, mas os indicadores precisam ser revistos — disse Mattei.