3 de outubro de 2026
Desenvolvimento

Conselho empossa novos integrantes e define comissões técnicas

Novidade é reativação de comissão para tratar da criação de distritos industriais

Por Ass. Imp. Prefeitura Municipal

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Caçador, Assis Pereira, convocou os membros para uma assembléia extraordinária na última sexta-feira, quando foram empossados novos integrantes e definida a composição das três comissões técnicas. O órgão é formado por diversas entidades e define a política de desenvolvimento municipal, além de aprovar ou rejeitar pedidos para concessão de incentivos e doação de terrenos para novas empresas.

Assis Pereira iniciou o encontro explicando as atribuições do conselho, já que alguns integrantes participavam pela primeira vez. Também falaram os conselheiros Fhado Thomé Neto (ACIC) e Leila Romão (CDL), que já presidiram a entidade recentemente. Para o representante da Associação Empresarial o conselho auxilia a administração, para que as decisões não sejam tomadas de forma isolada, com maior risco de erro.

Leila Romão destacou a importância das comissões, que serão responsáveis pela análise prévia dos projetos, dando seu parecer antes que sejam encaminhados para votação. Já o representante do sistema FIESC, Volnei César Magedans, é preciso destacar que os conselheiros representam suas entidades e não devem votar pela decisão pessoal, procurando buscar a opinião da base que representa.

Além das comissões de Legislação e Justiça e Viabilidade Econômica, que já estavam atuando, foi decidido pela reativação da comissão de Distritos Industriais, que ficará encarregada de encontrar terrenos que possam abrigar empresas, observando a infraestrutura, situação ambiental e localização. O presidente alertou para o problema que tem surgido com a Lei de Zoneamento Urbano, onde algumas pessoas adquirem terrenos e depois não podem iniciar o empreendimento.

Para amenizar o problema, Assis Pereira sugeriu que as entidades orientem seus sócios para que busquem informações da área pretendida junto ao IPPUC e patrimônio público, para evitar problemas. “Tem sido constante essa situação, onde as pessoas compram o terreno e depois acabam descobrindo que não podem construir ou trabalhar naquele ramo, por questões legais”, explicou. A próxima reunião será na última sexta-feira do mês com a votação dos projetos.

Composição das comissões:

Legislação e Justiça: Uniarp (presidente), ACIC, AMPE, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Viabilidade Econômica: Senac (presidente), CDL, Sitruc e Fiesc.

Distritos Industriais: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (presidente), Sicoob, Intersindical, Fiesc.

Mais notícias