A experiência de 20 anos do espanhol Manuel José Garcia Gómez, especialista em gerenciamento de resíduos, foi apresentada na noite desta quarta-feira, 30, no auditório da Reitoria. A palestra tem o título “Experiência espanhola no gerenciamento de resíduos”, foi uma promoção do Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel (SINPESC), junto com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Associação Empresarial de Caçador (ACIC).

O evento reuniu dezenas de acadêmicos, empresários e autoridades, para entender as maneiras utilizadas no país europeu para se lidar com os resíduos, sejam eles industriais ou residenciais.

Gómez destacou que o mais importante na questão do aproveitamento dos resíduos é a questão financeira. “Gera-se lucros com o reaproveitamento. Tudo é reaproveitável”, destacou.
Segundo ele, em todo o tempo de trabalho na Espanha, o aumento das pessoas interessadas em trabalhar com resíduos foi enorme. “Os resultados são extremamente positivos”, acrescentou.
Para o presidente da UNIARP, Gilberto Seleme, é de suma importância trazer uma experiência dessas para a comunidade caçadorense. “No Estado, foi agendado apenas um eventos como este na nossa região. Conseguimos trazer algo que só se via no litoral para a nossa universidade”, completou.
Seleme salientou que o resíduo não é lixo, mas sim, matéria prima para novas indústrias. “A UNIARP está preparando os acadêmicos para o futuro, mas para isso, é necessário conhecer o presente para se saber como agir à frente”, salientou.
O palestrante
O professor Manuel José é doutor em Química pela Universidade de Sevilla-Espanha, com MBA Executivo pela Escola de Organização Industrial e especialista em Riscos Laborais.
No seu currículo consta também passagem como professor no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Sevilla. É autor de 12 publicações na área de engenharia química e hidrometalurgia.





