A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Agricultura, disponibiliza aos pequenos agricultores do município, sementes de milho da variedade IPR 114 (IAPAR) para o plantio nas propriedades locais. A distribuição terá um preço acessível com objetivo de ser uma nova alternativa de renda.

As sementes foram doadas pelo Instituto Agrônomo do Paraná e multiplicadas no horto municipal de Caçador, sendo que cada produtor poderá adquirir, nesta primeira etapa, até 100 quilos da semente.
Para o técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura, Cláudio Antonio Machado, o grande destaque desta variedade está na produtividade e no baixo custo de sementes. Segundo ele, as sementes de milho representam entre 15 e 20% do custo da produção e, a semente desta variedade, por ser varietal, o custo é bem menor e o produtor poderá ampliar sua produtividade no decorrer das safras multiplicando os grãos.
Machado ainda destaca que serão colhidos e disponibilizados no horto cerca de 12 mil quilos da semente, o que representará aproximadamente 600 hectares de plantação para os produtores.
“Além do baixo custo de produção, dentre outros benefícios está a contenção e proteção de solos, evitando assoriamento dos rios”, disse.
De acordo com o secretário José Carlos Pereira dos Santos, na segunda etapa, após a procura do produto para a plantação, serão disponibilizadas as sementes restantes para o consumo.
“Nosso objetivo é fortalecer a agricultura trazendo ao produtor alternativa como esta que, além de ser uma nova fonte de renda, possibilitará a atrair novos investimentos para o município, como a instalação de granjas por exemplo. Estamos seguindo a metodologia de trabalho da administração municipal, dando subsídios ao nosso produtor rural”, salienta.





