Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Sebrae, promovem a partir desta sexta-feira (18), Curso de Gestão Rural para pequenos produtores da agricultura familiar. O objetivo é dinamizar novas ações para facilitar o trabalho do produtor e trazer novos horizontes para eles. O primeiro encontro inicia às 8h, nas dependências da Secretaria da Agricultura de Caçador.
As inscrições já foram encerradas e segundo o engenheiro agrônomo, Julio Mosquetta, serão cinco encontros com intervalo de aproximadamente 10 dias entre um e outro, justamente para que o produtor rural tenha tempo de a cada aula implementar em sua propriedade o que aprendeu e levar os resultados para o próximo encontro.
A meta é terminar o curso até o final de julho. Os participantes receberão um certificado de 30 horas/aula, concedido pelo Sebrae.
“Nossa intenção é capacitar estes produtores de forma a que possam gerir da melhor maneira as suas propriedades rurais, sabendo como produzir da melhor maneira, como encontrar o mercado ideal para comercializar seus produtos entre outros fatores”, explica Mosquetta.
Ele ressalta, que a proposta é fazer crescer a visão da administração rural para gerar lucro e benefícios ao agricultor. No decorrer dos estudos, também haverá a possibilidade dos participantes apresentarem projetos que possam ser implantados em suas propriedades rurais, seja uma nova cultura, ou idéias para melhorar a cultura já existente.
“Os próprios produtores, juntamente com o instrutor do Sebrae e técnicos da Secretaria tentarão ao final do curso já estarem com os projetos prontos”, comentou.





