3 de outubro de 2026
Na Câmara

Acic apresenta Modelo de Desenvolvimento Socioeconômico Regional

Por Assessoria de Imprensa da Acic

Baseada no Plano de Desenvolvimento de Maringá, PR, que fez uma progressão da cidade de forma bastante organizada a Associação Empresarial de Caçador mobiliza a sociedade local para projetar o município.

O Modelo de Desenvolvimento Socioeconômico Regional foi apresentado nesta terça-feira, 15, pelo consultor Clóvis Alessio na Câmara de Vereadores. Também estiveram presentes integrantes do Núcleo de Integração e Desenvolvimento (NID) que coordenam o projeto.

Conforme Alessio, o objetivo desta apresentação foi de motivar os legisladores a apoiar a causa e criar uma realidade local, baseada no sucesso da cidade paranaense. Depois de sensibilizar as entidades, empresas e associações, será encerrado o estudo sobre os quatro setores de Caçador e região.

“Esse diagnóstico vai possibilitar que sejam traçadas metas de mudança para cada área estudada. Vamos trabalhar de forma igualitária os quatro pilares da economia – comércio, indústria, prestação de serviço e agricultura – a fim de atender as necessidades da comunidade”, anuncia.

Os legisladores apoiaram a iniciativa e parabenizaram a Associação Empresarial por coordenar um projeto tão audacioso. Conforme o vereador Darci ribeiro, a Casa Legislativa estará à disposição nesse processo. Alcedir Ferlin (Lilo) também manifestou seu apoio.

“Acho interessante que num momento de crise a gente procure novos caminhos para melhorar a geração de emprego e renda no município”, conclui.

Trabalho de divulgação
O próximo passo será segmentar o projeto em conselhos, estrutura das entidades e em comissões técnicas, para a futura alteração do cenário caçadorense. A expectativa é ter o pólo em Caçador e desenvolvê-lo nas cidades vizinhas.

O consultor relata que em Maringá o Plano foi criado a partir de um momento de crise e em 104 reuniões pode ser implantado. “Hoje 394 pessoas trabalham voluntariamente nesse processo, que trata-se de uma força auxiliar, não de um movimento em substituição aos políticos”, frisa.

Entidades interessadas em conhecer o Modelo de Desenvolvimento Econômico de Caçador podem contatar a Associação Empresarial de Caçador. Mais informações através do telefone (49) 3563-1116.

União
Clóvis Alessio conta que 12 representantes de instituições de Caçador seguiram em missão à Maringá – dia 17 de abril - para conhecer na prática o trabalho já realizado lá. Além de Caçador, oito cidades trabalham para a implantação do Modelo em Santa Catarina, inclusive Florianópolis.

Mais notícias