O Frigorífico e Abatedouro Frinora, que recebeu incentivos da Prefeitura Municipal de Caçador, foi inaugurado na última quarta-feira, 25. O empreendimento está localizado na SC 303 entre Caçador e Rio das Antas, e vai atender pecuaristas e agricultores de toda região.

O Frinora foi construído dentro das normas exigidas pela CIDASC, que controla a qualidade da carne no Estado. A parceria entre Prefeitura Municipal, Sebrae, Cidasc, Câmara de Vereadores, Secretaria de Desenvolvimento Regional e família Nora resultou no empreendimento.
“O Município, dentro de suas condições, ajudou a erguer o frigorífico. Desde o projeto arquitetônico e estudos técnicos, até as obras de infraestrutura, colocação de brita, terraplanagem e adequações foram possibilitadas pela Prefeitura Municipal. O Município colaborou ainda com o repasse de R$ 100 mil para a compra de equipamentos e a edificação. Sabemos que o valor é significativo, porém muito aquém de todo o investimento realizado pela família Nora, que foi muito superior a esse incentivo”, pondera Sperotto.

O Frigorífico Frinora irá gerar, inicialmente, vinte empregos diretos e indiretos. “Devido a demanda, cerca de cem animais serão abatidos por semana, uma média de vinte ao dia. Nossa expectativa é que, em pouco tempo, seja possível abater 60 ao dia”, acrescenta Adelar Nora, sócio do abatedouro.
“Temos que motivar os agricultores a permanecerem no campo, mas para isso precisamos investir em alternativas para gerar renda a eles. Uma das lacunas que o município possuía era justamente um local adequado para abater os animais oriundos do produtor rural. O agricultor criava o animal e tinha dificuldade em vender a carne para o comércio de Caçador, uma vez que não havia esse serviço na cidade e o que era feito estava irregular. Era necessário certificação de origem e selo de inspeção”, explica Sperotto.
Embutidos e massas
Segundo ele, um novo empreendimento com base no associativismo deve ser realidade em breve em Caçador. “Temos um novo projeto de associativismo para Caçador para ser edificado. É uma fábrica de embutidos e massas e que irá agregar muito valor ao trabalho do homem do campo, gerando renda para os membros da agricultura familiar e emprego para nossa cidade”, conclui o prefeito.