Criar empregos e melhorar a renda. Com esse objetivo, o incansável Ibrahim Socreppa, diretor-executivo da Ampe e presidente do Conselho Municipal de Trabalho tem buscado de todas as formas, através de programas e de ações ligadas a entidades, trazer para Caçador alternativas para que isso possa acontecer.
.jpg)
Começando com uma luta contra os altos impostos e a favor de um sistema mais simples, a Lei Geral e chegando hoje, a um projeto ousado, baseado na cidade de Lages, Socreppa sempre coloca como seu carro chefe a criação de mais vagas no mercado de trabalho e a ocupação das existentes atualmente por pessoas mais qualificadas.
“Hoje, esse problema é muito sério. De janeiro até o dia 17 de julho, quase 8 mil pessoas passaram pelo posto do Sine para realizar o seu cadastro pedindo emprego. Além disso, cerca de 2800 deram entrada, neste mesmo período ao pedido de seguro desemprego. Isso nos assusta e por isso estamos a todo custo colocando esses programas, para favorecer a comunidade”, destaca.
A idéia de Lages na verdade é uma forma de tirar as empresas da informalidade, reduzindo ou até mesmo isentando os impostos. “Assim, nós ajudamos a pessoa a formalizar a sua empresa e contratar o desempregado que hoje bate nas postas das empresas diariamente”, ressalta Socreppa, enfatizando que esse será um trabalho que envolve todos as entidades e não apenas, como no caso, a Ampe.
“Em Lages foram criadas em 3 anos mais de 2 mil empresas. Na proporcionalidade, queremos criar aqui em Caçador cerca de 500. Teremos um cadastro dos candidatos e um grupo gestor irá analisar as possibilidades. No entanto, essas novas empresas terão isenção de impostos e de juros, para alavancar a geração de empregos e de renda”, completa.
Lei Geral
A luta pela Lei Geral ainda não acabou. De acordo com Socreppa, algumas modificações são necessárias e um documento contendo essas mudanças será entregue para o deputado Vignatti. “Estamos adaptando a Lei para a realidade. Antes, não existia nada parecido, então temos que aperfeiçoar essa, pois ela é a primeira”, afirma.
Cefet
A vinda do Centro de Treinamento para Caçador, de acordo com Socreppa, é um marco na questão do treinamento. Lutamos muito, diz ele, também pela vinda deste centro. Nossa idéia foi lançada para o deputado Vignatti em junho de 2006. De lá para cá, fomos reunindo colaboradores e conseguimos essa conquista. “Temos agora, um centro de formação de mão-de-obra qualificada, coincidindo assim, com a implantação de um pólo de confecções, haja vista que as pessoas que se formarem pelo Cefet poderão atuar neste pólo”, revela.
Centro de treinamentos
Além do Cefet, já existe o projeto para a construção de um centro de treinamentos, anexo ao Sine, para absorver toda a mão-de-obra desqualificada e dar um treinamento básico para essas pessoas. “Iremos fazer a primeira parte, que é a de dar conhecimentos básicos sobre o mercado de trabalho. Com isso, fazemos com que o Sine se torne uma referência e as pessoas consigam emprego com mais facilidade”, salienta Socreppa.
“Todas essas idéias e realizações são voltadas para a criação emprego e a melhoria da renda em Caçador. Não existe qualidade de vida em uma cidade que não tem empregos e isso que estamos procurando fazer, essa é a motivação”, conclui Socreppa.





