As fortes chuvas e ventos das últimas horas causaram uma série de transtornos em cidades de Santa Catarina. Em Joaçaba há suspeita que um tornado tenha atingido o município, causando estragos em residências, quedas de árvores e barreira.
No Oeste a chuva que caiu na madrugada causou alagamentos em vários municípios como Concórdia, Chapecó, Seara, Maravilha, entre outros.
Segundo a Defesa Civil do Estado são 18 municípios afetados até agora.
Em Caçador a chuva até agora não causou problemas. Foram cerca de 37,2 milímetros (16h), ao contrário de Concórdia, por exemplo, onde o volume chegou a 124 milímetros, alagando a parte central da cidade.
Em Caçador a Defesa Civil não atendeu nenhum chamado devido as chuvas. O rio está dentro do normal e nenhum ponto de alagamento foi registrado até o momento. Porém, o alerta continua porque a previsão indica tempo instável na terça e quarta-feira em todo o estado, inclusive com possibilidade de tornados e granizo.
Em Francisco Beltrão, no Paraná, 23 pessoas ficaram feridas com um possível tornado que danificou cerca de 60 casas.
Boletim das chuvas atualizado (Defesa Civil de SC)
Entre sexta-feira, 10 e hoje, 14, a Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDC, recebeu a informação de 30 municípios, que foram afetados por alagamentos, granizo, ventos fortes e deslizamentos.
Itá - Chuvas Intensas
Vargeão - Deslizamentos
Caxambú do Sul - Granizo
Galvão - Granizo
Joaçaba - Vendaval
Timbó Grande - Granizo
Abelardo Luz - Vendaval
Maravilha - Chuvas Intensas
Paraíso - Chuvas Intensas
Nova Itaberaba - Chuvas Intensas
Xaxim - Chuvas Intensas
Barra Bonita - Chuvas Intensas
São Miguel do Oeste - Chuvas Intensas
Chapecó - Enxurradas
São Domingos - Chuvas Intensas
Ponte Serrada - Chuvas Intensas
Xanxerê - Chuvas Intensas
Arvoredo - Chuvas Intensas
Coronel Freitas - Chuvas Intensas
Capão Alto - Chuvas Intensas
Campos Novos - Chuvas Intensas
Abelardo Luz - Vendaval
Faxinal dos Guedes - Vendaval
Ouro Verde - Vendaval
Itá - Chuvas Intensas
Lages - Inundações
Frei Rogério - Chuvas Intensas
Saudades - Alagamentos
Xavantina - Alagamentos
Seara
Alagamentos
A Defesa Civil de Santa Catarina registrou até o momento, 1004 pessoas afetadas, 08 feridos, 176 unidades habitacionais danificadas ou destruídas, 02 empresas danificadas e ou destruídas. Números em avaliação e possíveis alterações nas próximas horas.
Chuvas nas últimas 24 horas:
Nas últimas 24 horas os maiores valores de chuva foram em: Maravilha (179 mm), Chapecó (150mm), Seara (137mm), Xaxim (128mm), São Miguel do Oeste (120mm), Concórdia (117mm), Itá (116mm), São José do Cedro (90 mm), Capinzal (78mm), Palmitos e Águas do Chapecó (75mm).
AVISO METEOROLÓGICO - Previsão de acumulados significativos de chuva e risco de temporais nos próximos dias em SC.
Nesta terça-feira (14/07) chuva intensa nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com pontuais próximos de 100mm, podendo chegar a 140mm nas próximas 24h (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho). Nas demais regiões, começa a chover no decorrer do dia com menores acumulados. Risco de temporal, rajadas de vento (acima de 70km/h) e granizo localizado. Devido à condição de tempo severo nas próximas 24 h, não se descarta a possibilidade de formar nuvem funil e/ou tornado especialmente no Oeste.
Na quarta-feira (15/07) a chuva segue em SC, com valores de 40 a 70mm em média na maioria das regiões. No Oeste, a chuva diminui no decorrer da tarde e noite. Especialmente para a madrugada e manhã persiste o risco de temporal com rajadas de vento (acima de 70km/h) e granizo localizado.
Na quinta-feira (16/07) ainda há condições de chuva principalmente do Planalto ao Litoral, com previsão de menores acumulados.
AVISO para o período: alagamentos e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis de SC. A situação pode ser mais grave do Oeste ao Sul do Estado de SC.







