O Preconceito está nos olhos de quem vê

“Oi Lidi, sempre fui gordinha, demorei um certo tempo pra aceitar isso, e percebi o tempo desperdiçado, pois o amor próprio é divino, a vida torna a brilhar pra você. Mas continuando com a história, ano passado, meados de maio conheci alguém, confesso que inicialmente, achei que não tivesse rolado a química, e disse ao cara que não rolava, porém, contudo ele insistiu durante 3 meses, até que pensei em dar uma chance, pois nem sempre a primeira impressão é a que fica. Lá fui eu. As coisas começaram a fluir e ficamos. Fui cada vez mais gostando dele, até que certo dia ele começou a falar em namoro, o que sempre me deu medo, “compromisso” hehe, e depois de alguns dias, acabei aceitando, e estava muito feliz com isso. Eu achando que minha vida ia mudar, e realmente mudou, 1° dia depois do pedido, ele veio com uma conversa de que eu teria que ter cuidado com a família dele, isso porque iríamos no casamento da irmã. Aí perguntei a ele qual o problema da família, eis que ele soltou a bomba. Ele me disse as seguintes palavras: – Você tem que ter cuidado, pois minha família vai te destratar e te lançar olhares de repulsa, eles têm preconceito com pessoas gordas…ok ok, eu li umas 5 x até realmente entender que aquilo estava acontecendo, e perceber que não se tratava só da família dele, mas ele no fundo também tinha esse preconceito. Por 3 minutos, realmente passou pela minha cabeça, em aceitar o que ele estava dizendo e talvez até fazer um regime, mas dai minha lucidez voltou. Meu Deus, eu sou uma pessoa de luz, inteligente e linda, minha família é linda, tenho amigos maravilhosos, pessoas que me amam muito e não precisava daquilo. No mesmo momento disse que não dava mais, e que era melhor terminarmos e que ele procurasse algo que ele queria, ele me incomodou por uns bons meses ainda, dizendo que me amava, mas eu descobri que eu me amava acima de tudo. Mas o que posso dizer, é que no momento realmente sofri, não teria como não sofrer, porém eu agradeço hoje por ter passado por isso, me tornou forte, auto-confiante, pois consegui provar pra mim mesma que não preciso da aprovação de um homem, sua família ou uma sociedade pra ser feliz, e sim me amar, e isso basta, quando você se ama, as melhores coisas do mundo acontecem, e você sempre será uma pessoa carregada de luz…. Hoje eu brinco que deveria ir pro livro dos recordes, rsrs, o namoro mais rápido do mundo, menos de 24 horas… hehe, mas aprendi muito com tudo, e digo a todas as pessoas gordinhas, magrinhas, altas, baixas, cabeludas, carecas, sejam como forem, todos somos lindos, a beleza está nos olhos de quem vê, e no coração de quem sente, e quando você ama de verdade, sabe que isso é totalmente verdade. Quis dividir minha história com outras pessoas que já sofreram, sofrem ou um dia vão sofrer alguém tipo de preconceito. Lidi, o que você me diz sobre tudo que escrevi?” Letícia
Primeiramente Letícia quero dizer que a partir de hoje passei a ser sua fã e de todas as pessoas 'diferentes' desse mundo, porque sendo 'normal' não é fácil, imagine então sendo 'diferente'. Não pense que só as pessoas que fogem dos ‘padrões de beleza’, impostos pela mídia, que sofrem preconceitos. Eu admito. Já fui preconceituosa e acho que para alguns assuntos ainda sou. Sabe Leh, muitos me acham 'normal', digo aparentemente uma mulher com atributos que deveriam me favorecer, mas, sabe qual o tipo de preconceito que sofro? O de ser mulher 'fácil'. Sim, fácil. Porque vendo uma imagem de mulher moderna, 'dada', simpática, sorridente até demais. Portanto, mulher inteiramente 'disponível' aos olhos de alguns homens. Você não sabe quanto isso me incomoda, parece que os homens me vêem apenas como um objeto sexual. Te confesso que recebo muitas cantadas. De um certo modo até faz bem para a auto-estima, mas sei que praticamente todas elas vêem de homens que só me querem para sexo e aquele 'bem' que normalmente deveria ser positivo passa a ser frustrante. Poxa! Será que não tenho outras qualidades?
Sabe Leh, trocaria todos os olhares masculinos por apenas um que realmente me desse valor e me respeitasse, mas, cada dia mais me decepciono. Por isso deixo de me relacionar. Depois de conhecer várias histórias, conversar com pessoas e ler muito sobre o assunto consegui descobrir muito do meu comportamento. Isso pra mim é muito bom, porque como vou falar de relacionamento com vocês se eu ainda não me encontrei? Nestas minhas reflexões descobri que sou uma mulher muito, mas muito insegura quando o assunto é relacionamento. Depois de uns insites que passaram pela minha cabeça sobre meu último relacionamento comprovei o que digo. Olha só. Eu fazia tudo para ser uma mulher perfeita, sempre procura estar impecável para sair com ele, lingerie e roupa bacana, produzidíssima sempre, afinal sou super vaidosa. Estava sempre cheia de ideias para apimentar a relação. (Apesar de ser insegura, não vou dizer que não sei como agradar um homem). Mas sabe Leh, apesar de todo esse jogo de sedução que sei fazer e sabia que o agradava, eu precisava de elogios constantes. Eu precisava ouvir dele que estava bonita, que ele tinha achado fantástica à surpresa que fiz para ele, e por aí vai. Ele nitidamente dotava e falava da minha insegurança. Lá no fundo eu sentia que tinha sido tudo perfeito, mas precisava da sua aprovação em palavra, porque a mulher por natureza é auditiva quando está entre quatro paredes. Essa semana cheguei a conclusão de que o fato de a maioria dos homens me verem como um objeto sexual, quando deixo um homem se envolver comigo, não acredito que esteja me levando a sério, sempre penso que está comigo por causa de sexo, que assim que ele enjoar vai me trocar por outra, como quando compram carne no açougue. “Você pode estar com tudo em cima, bumbum, abdômen e peito durinho, ser gostosa, mas, não passa de um pedaço de carne gostoso, que me farto e depois quero provar outro.” Nossa gente, muitas vezes me sinto um lixo, por isso prefiro não me envolver. Não gosto de me sentir um pedaço de carne.
Pelo meu trabalho, por hoje estar falando abertamente sobre Amor&Sexo, alguns homens se acham no direito de vir pra cima de mim com ‘piadinhas’ de mal gosto. Só que logo caem do cavalo. Posso ser ‘moderna’, mas quando se trata da minha vida pessoal, dos meus valores e princípios sou bem careta por sinal. Por isso não dou a liberdade para um machista vir de gracinha pra cima de mim. Acha a maior falta de respeito. Então moderem a língua ‘cuecas de plantão’, não só comigo, mas com as mulheres num modo geral. Não estamos levando desaforo pra casa, não!
como tu vê Letícia, tenho minhas frustrações e ainda não as superei. Amiga, recentemente conheci um rapaz como você, gordo, mas só fui saber que ele estava 'fora dos padrões de beleza” que eu sempre procurava, depois que eu estava super interessada nele. Eu lembro que dizia pra ele que eu era dele ser nunca ter sido, de tão bacana e sedutor que ele era. Me conquistou com palavras. Fomos nos conhecer tempo depois e tu sabe que a gordura dele não me incomodou em nada. Passei a gostar ainda mais. Ele era um homem fantástico, mas como já contei pra vocês, depois de um telefonema, aquele encantamento veio por terra e nossa relação, antes mesmo de começar, morreu na praia, infelizmente.
Letícia, um dia ele comentou que foi comprar uma camisa e que não achou em lugar nenhum por causa do tamanho. Eu sugeri que ele ao invés de comprar naquele momento a camisa, que tentasse emagrecer. Não falei isso só pela aparência, mas pela saúde, pela sua auto-estima. Eu gostava da pessoa dele, indiferente se fosse gordo ou tivesse o corpo como toda mulher quer em um homem, em forma de V. Leh, vou ser bem franca com você como fui com ele, pode ter certeza que, em momento algum, vou ser hipócrita. Eu admiti pra ele que se eu tivesse o conhecido antes de me interessar por ele, acho que, pelo seu 'tamanho', jamais teria me relacionado, teria interesse por ele como homem. Mas, depois que o conheci, vi que o preconceito estava nos meus olhos, mas que hoje me relacionaria com uma pessoa 'diferente' sem problema algum.
Por isso concluo: primeiramente nunca diga nunca. Depois se livra dos preconceitos. Antes de tirar qualquer conclusão sobre alguém, primeiro se dê a oportunidade de a conhecer, às vezes perdemos a oportunidade de ser feliz ou adiamos a nossa felicidade por não nos darmos a oportunidade de conhecer a pessoa que está do nosso lado. Pense nisso!
Com carinho,
Lidiane Cattani Rabello - jornalista