3 de outubro de 2026
Mundo Novo

03/07/2011

Por Júlio César Moschetta da Silva

PROJETO RIO DO PEIXE – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
(parte 1)

Gostaria de apresentar aos leitores, um resumo, dividido em duas partes, sobre este importante projeto, legitimamente Caçadorense e que já conquistou diversas premiações junto ao Estado de Santa Catarina e até mesmo na região Sul do Brasil, sendo este um marco na área da Educação Ambiental em nossa região.

O Projeto Rio do Peixe – Educação Ambiental é o resultado de um convênio celebrado entre a Organização Não Governamental de Defesa da Natureza Gato do Mato e o Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente – FEPEMA (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente). O projeto foi instituído com o objetivo de contribuir para a utilização racional e sustentável dos recursos naturais e com o desenvolvimento sócio-cultural dos municípios de Caçador e Calmon, buscando resgatar sua história e valorizar as paisagens naturais que garantem a qualidade de vida da população regional.

Para sua realização, o projeto contou com diversas parcerias que garantiram não só sua consolidação, mas também seu sucesso e permanência ao longo destes 10 anos de atividades. Entre os parceiros pode-se destacar as empresas Adami S.A. – Madeiras, Primo Tedesco S.A., a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Caçador, entre muitos outros colaboradores.
 
Este projeto teve início em outubro de 2001 com um diagnóstico e um levantamento fotográfico das áreas marginais do Rio do Peixe nos municípios de Calmon e Caçador. Neste mesmo período, iniciou-se um estudo bibliográfico que foi capaz de caracterizar a região, apontando suas características geográficas, históricas e culturais. Em setembro do mesmo ano o projeto foi formalmente apresentado ao Comitê do Rio do Peixe por meio de uma palestra, onde recebe todo apoio, inclusive com solicitações para que se estenda às outras cidades margeadas pelo Rio do Peixe.

Material de Educação Ambiental: Nos anos de 2003, 2005 e 2007 foram produzidos e impressos os cartazes, folders e cartilha do Projeto Rio do Peixe de Educação Ambiental, os quais foram distribuídos em todas as escolas e em dias comemorativos do Meio Ambiente, nas duas cidades envolvidas. Em relação as cartilhas, todos os alunos de 4as séries vem  recebendo desde 2008; sendo realizada a reedição da cartilha de Educação Ambiental anualmente, sempre buscando o patrocínio de entidades conscientes com a área ambiental em nosso município.

Os seguintes temas foram abordados nestes materiais objetivando sensibilizar a população quanto a preservação das águas do Rio do Peixe: “Conscientização da população com relação ao resíduo depositado no rio e em suas margens” e “Importância da preservação da mata ciliar para a saúde do rio e dos seres vivos que dele dependem, inclusive o ser humano”. Foram produzidos 1.400 cartazes, 30.000 folders e 42.500 cartilha até o momento. Após conhecerem a cartilha os professores foram incentivados a utilizá-la como um importante recurso didático-pedagógico. Este material teve uma avaliação extremamente positiva pelos professores e despertou nos estudantes o interesse em conhecer um pouco mais da história e da atual realidade do Rio do Peixe.

Outras atividades também foram desenvolvidas no projeto, como: Curso de capacitação em Educação Ambiental para os professores de 4ª série do município de Caçador e Calmon, com carga horária de  40 horas trabalhadas; Palestras em escolas da região, para divulgar o projeto e conscientizar os alunos quanto à importância do Rio do Peixe; Construção de Trilha contemplativa as margens do Rio do Peixe, com extensão de 240 metros, disponibilizando bancos, coletores de resíduos, placas de orientação, portal e diques de contemplação para o rio, entre outras benfeitorias; Patrocínio na produção de mais de 4000 mil mudas de árvores nativas para serem plantadas as margens do Rio do Peixe,  entre outras atividades.

Enfim, o projeto vem objetivando contribuir diretamente para o enriquecimento da experiência dos cidadãos; o projeto busca despertar seu interesse pelos recursos naturais e as formas de utilização sensata dos mesmos, auxiliando assim, na formação de novos agentes envolvidos com as questões ambientais.
 
Um grande abraço a todos e até a próxima.

Eng. Esp. Júlio César Moschetta da Silva

Júlio César Moschetta da Silva

Sobre a coluna

Júlio César Moschetta da Silva

Coluna Mundo Novo

Graduado em Engenharia Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Atuante em Conselhos Municipais em Caçador, Comitê da Bacia do Rio do Peixe e OnG Gato do Mato. Na coluna Mundo Novo Júlio escreve sobre assuntos ambientais, relacionando o tema com o desenvolvimento humano. Também aborda assuntos de caráter filosófico, abrindo discussão sobre a consciência humana.

Mais colunas