3 de outubro de 2026
Mundo Novo

18/05/2008

Por Júlio César Moschetta da Silva

O MARKETING DO LIXO

Não se pode mais andar pelas principais vias do centro comercial de nossa cidade, sem receber uma montanha de panfletos! São propagandas que vão desde consultórios médicos e odontológicos, promoções de supermercados e até cursos preparatórios. Sem falar nas inconvenientes abordagens de funcionários de agências de empréstimo financeiro e outros. A panfletagem contribui significativamente para o acúmulo de lixo nas ruas. Isso porque, infelizmente a maior parte das pessoas que pega os folhetos joga os papéis no chão.

O povo de Caçador está ficando incomodado com o excessivo marketing desorientado. As caixas de correspondência estão ficando cada dia, mais cheias de propagandas e panfletos. E quando a gente pára o nosso carro em alguma rua da cidade? Geralmente no retorno tem um papelzinho de propaganda esperando por nós, junto ao pára-brisa. Isso é desagradável e sem contar, que às vezes, acabam até mesmo riscando o vidro ou o próprio carro.

Quanto à sujeira que fica nas ruas, isso vai muito de acordo com a consciência de cada um. Não são os panfletistas que jogam os papéis no chão, mas quem aceita o folheto. Cabe a cada um manter a cidade limpa.
Devemos começar a negar estes materiais, já que na maioria das vezes a gente nem se quer lê o que consta nestes panfletos. Devemos aceitar somente o que realmente for de interesse.

Acredito que chegou a hora de Caçador também ter uma legislação que trate sobre esta questão, à exemplo de várias outras cidades, onde já existe até mesmo fiscalização para proibir a distribuição de materiais de propaganda em determinadas partes da cidade.

O destino final da maior parte de todo este material de divulgação acaba por parar no lixo ou pior, na rua mesmo. Precisamos nos conscientizar que a panfletagem pode ocorrer sim, cabe a cada um de nós aceitarmos o que realmente interessa; sem vergonha de agradecer, sorrir e recusar a oferta do panfleto quando não for de nosso interesse.

Até a próxima: Júlio César Moschetta da Silva

Júlio César Moschetta da Silva

Sobre a coluna

Júlio César Moschetta da Silva

Coluna Mundo Novo

Graduado em Engenharia Ambiental, especialista em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. Atuante em Conselhos Municipais em Caçador, Comitê da Bacia do Rio do Peixe e OnG Gato do Mato. Na coluna Mundo Novo Júlio escreve sobre assuntos ambientais, relacionando o tema com o desenvolvimento humano. Também aborda assuntos de caráter filosófico, abrindo discussão sobre a consciência humana.

Mais colunas