3 de outubro de 2026
Diálogos

21/01/2013

Por Clayton Zanella

Sem Censura...

Olá, queridos amigos leitores deste espaço de comunicação!

A partir desta data, passarei a escrever a Coluna Diálogos. Neste espaço opinarei sobre os mais variados temas e acontecimentos, dando vazão ao meu espírito crítico e ao meu desejo de comunicar. Afinal, vivemos numa sociedade amplamente democrática, onde a liberdade de expressão é um dos nossos direitos constitucionais. Censura, em tempos de democracia e liberdade, é inadmissível. E eu compartilho desta brilhante ideia! Não temo por expressar minhas opiniões, ao contrario, temo pela inércia intelectual que possa acometer nossas mentes historicamente dominadas.

Não tenho a intenção de dirigir minhas opiniões a pessoas ou instituições específicas. Minha missão é comunicar ideias, dialogar sobre a vida e suas intercorrências e apontar novas alternativas que possam contribuir, de alguma forma, para uma sociedade melhor e mais sensível.

Isso mesmo! Está faltando sensibilidade para muita gente por aí. Viver em sociedade exige que se tenha em mente, em cada ação, em cada gesto, a coletividade. As regras existem para todos e os privilégios podem ser altamente antidemocráticos. Por isso, boas ideias são sempre bem-vindas! Oxalá que eu as tenha e possa expressá-las nesta coluna!

Além da democracia, a diversidade será uma das bandeiras que defenderei neste espaço. Independente da classe social, do trabalho, da cor, da orientação sexual, da religião e de outros tantos papeis sociais que exercemos durante nossa jornada terrena, somos todos iguais. Iguais porque a lei assim determina, mas diferentes, muitas vezes, porque o preconceito fala mais alto. Aliás, eu detesto comportamentos preconceituosos e acredito que seus detentores precisam refletir e até buscar ajuda. Preconceito em tempos de multiculturalismo? Faz favor! Preconceituosos, além de criminosos, são inconvenientes e intragáveis.

Democracia, diversidade, respeito, igualdade, criatividade, tolerância e amor. É disso que nossa sociedade está precisando. Ninguém é melhor do que ninguém, apesar de que os narcisistas discordam disso. Todavia, no fundo são uns pobres coitados... são doentes e nem sabem disso!

Compartilhando destas concepções ligadas à democracia, à diversidade, à igualdade, à liberdade de comunicar e ser e ao respeito à coletividade é que inicio minha jornada neste espaço. Não receio pelas críticas e acrescento: caso você se veja em um dos textos e isto te cause desconforto, acalme-se. Não escrevi com intenção de gerar mal-estar. Todavia, alerto para o fato de que este desconforto possa ser um sinal de que você precisa realmente refletir sobre sua vida e seus comportamentos.

Grande abraço e boa semana!

A gente se vê no topo!

Clayton Luiz Zanella

Clayton Zanella

Sobre a coluna

Clayton Zanella

Coluna Diálogos

Mais colunas