3 de outubro de 2026
Teatro

“Memórias do Contestado” será apresentado nesta quarta-feira

Peça inicia às 19h30 no Museu do Contestado é para assisti-la é necessário agendar

Por Caçador Online

A professora e atriz, Lucinei Paes, com apoio do Vento Negro Companhia de Teatro, apresenta nesta quarta-feira, 19, às 19h30, a peça “Memórias do Contestado”. Será no segundo piso do Museu do Contestado e para assistir ao teatro é necessário agendamento, já que a capacidade é 50 lugares. O projeto faz parte da programação especial que comemora os 100 Anos do Contestado (1912/1916).

Pesquisa e elaboração de texto: Lucinei Xavier Paes

Músicas: Romário Borelli

Direção: Paulo Afonso de Castro

Boneco do Monge João Maria: Renato Perré 

Espetáculo de teatro Épico narrativo, desenvolvido de modo dialético, fruto de uma pesquisa histórica e de uma vivência prática, onde a razão é parceira da emoção, na medida  exata. Sem iludir o espectador com sentimentos fáceis, lágrimas de ocasião e mensagens oportunistas e panfletárias.

Em MEMÓRIAS DO CONTESTADO são evocadas orações a São João Maria, a Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião, feitas pelo povo sertanejo da região do Contestado, incompreendidos e massacrados pelo exército da república dos coronéis a mando do capitalismo norte-americano. Em MEMÓRIAS DO CONTESTADO, está presente o aroma e o mistério das florestas de araucárias devastadas.

Nesta encenação a História é resgatada, sai dos livros e documentos e ganha vida, renova-se e incita a plateia a refletir não apenas sobre o passado, mas também a respeito do tempo presente com suas relevantes contradições sociais e ambientais. O espetáculo resume-se numa celebração em cena aberta, onde todos estão convidados a participar.

(Paulo Afonso de Souza Castro)

Interessados em agendar algum horário para assistir ao espetáculo podem entrar em contato no Museu do Contestado ou através do fone 3567-1582.

Mais notícias