Na madrugada de sexta, 2, uma ocorrência mobilizou os policiais do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Caçador. Uma mãe, em desespero, acionou o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) pelo número 190, informando que seu bebê havia se engasgado com leite e não estava respirando.
Mesmo com as orientações sendo repassadas pela atendente do COPOM, a solicitante, bastante nervosa, informou que se deslocaria rapidamente até o quartel, por morar próximo à sede da unidade.
Diante da gravidade da situação, a soldado Júlia, que atendeu o telefone, deixou momentaneamente o local de trabalho e foi até a entrada do batalhão, aonde a mãe chegou com o bebê desacordado.
A policial realizou imediatamente a manobra de desobstrução de vias aéreas (OVACE), conseguindo reverter o quadro e fazer com que a criança voltasse a respirar normalmente.
Em seguida, o Corpo de Bombeiros compareceu ao local para realizar a avaliação da criança e garantir os cuidados subsequentes.
A atuação rápida e técnica da policial militar foi essencial para preservar uma vida, reforçando o compromisso da Polícia Militar de Santa Catarina com a proteção da comunidade.
O comandante do 15º BPM, major Marcelo Correia Macedo, destaca e parabeniza a Soldado PM Júlia pela atitude técnica, rápida e sensível, que certamente contribuiu para salvar uma vida. A ação reforça o preparo dos profissionais da corporação e a confiança da população no trabalho da Polícia Militar.