Foram encontrados dentro de um automóvel submerso no Rio Iguaçu, em Porto União, os corpos de uma mulher e duas crianças que estavam desaparecidos e sendo procurados. As buscas finais iniciaram por volta das 20 horas de terça-feira, 15, quando um homem compareceu ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, informando que viu nas mídias sociais o desaparecimento de uma mulher de 24 anos e mais dois menores de idade, sendo uma criança de cinco anos e um bebe de três meses, com um veículo Celta, cor vermelha.
Relatou que estava na região do Balneário com um colega e que avistou algo de cor vermelha afundando nas águas do Rio Iguaçu nas proximidades da rampa de acesso ao rio que fica localizada no final da Rua Francisco Otávio Pimpão, no bairro Santa Rosa, e que poderia ser o veículo que estava desaparecido.
Disse também que não informou os Bombeiros no dia e hora do ocorrido por não ter visto que era um veículo que estava afundando.
Diante das informações foi acionada a equipe de busca dos Bombeiros para realizar as buscas no local.
Na manhã de quarta-feira, 16, a equipe de buscas composta por três militares, deslocou até o local onde o suposto veículo havia entrado no rio. Ao chegar no local e equipe colocou uma embarcação de alumínio e uma moto aquática na água iniciando as buscas superficiais com apoio de um sonar que foi imprescindível para localização do veículo. O veículo acabou sendo carregado pelas águas a uma distância de aproximadamente 80 metros distante do local onde supostamente ele havia entrado na água.
Com base nas imagens obtidas pelo sonar foram realizadas buscas subaquáticas (mergulho), para confirmar a informação e verificar a existência de vítimas.
O veículo foi localizado cerca de três metros de profundidade e a uma distância aproximada de sete metros da margem do rio.
O mergulhador efetuou a sinalização e ancoragem do veículo constatando que o veículo estava com as portas e vidros fechados, mas devido a correnteza e água muito escura não foi possível identificar a presença de vítimas no seu interior devido à falta de visibilidade.
Após a confirmação de que o veículo havia sido encontrado, a equipe de busca entrou em contato com o comandante dos Bombeiros, capitão Marcos Luciano Colla, que compareceu ao local com a guarnição de serviço assumindo o comando da operação.
Com uso de cabos de salvamento, o veículo foi puxado para a margem do rio com o apoio dos agentes que estavam no local, onde foi realizado o acesso ao veículo por meios destrutivos já que o veículo estava fechado. O vidro traseiro do veículo foi quebrado, para que os bombeiros tivessem acesso as vítimas.
Dentro do veículo foram localizados três corpos, sendo o primeiro a ser retirado de um bebê, o segundo corpo de uma criança e o último corpo de uma mulher adulta. Os corpos foram retirados do veículo e deixados as margens do rio aos cuidados da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Polícia Científica.
Dando continuidade aos trabalhos, foi tentado efetuar a retirada do veículo do rio, mas não foi obtido sucesso devido à dificuldade de acesso, forte correnteza e grande quantidade de enroscos. Com a impossibilidade da retirada do veículo e também devido ao avançado da hora com o pôr do sol por volta de 18 horas, foi suspensa a operação, para retomar no dia seguinte.
O caso está entregue a Polícia Civil, que investiga o fato e as circunstâncias.







