3 de outubro de 2026
Orientação

PM vai intensificar fiscalização de película veicular

Uso de insulfilm escuro além do permitido diminui visibilidade de condutores e aumenta índice de acidentes no trânsito

Por Polícia Militar de Caçador

A Polícia Militar (PM) de Caçador vai intensificar a fiscalização das películas irregulares em veículos que trafegam no município. A medida se deve a alta taxa de acidentes de trânsito devido a falta de visibilidade dos motoristas. Em dias de chuva ou em horários de pouca luminosidade o número de acidentes de trânsito aumentam em Caçador. 

O desrespeito a Resolução 254 Contran, de 26-10-2007, que estabelece limites para o escurecimento dos vidros do veículo contribuem para isso. Além disso, o trabalho do policial militar também fica comprometido quando o veículo tem vidros muito escuros, dificultando a visualização do motorista. 

Dificultando ainda nos casos de refém no interior do veículo e transporte de armas e materiais ilícitos. Outro agravante do uso de insulfilm escuro ocorre com o motociclista, que não enxergar o rosto do motorista que está dirigindo o veículo, ficando sem garantia de que o motorista está visualizando a pista e reduzindo a segurança de ambos.

A Resolução 254 Contran de 26-10-2007 estabelece:

No para-brisas é obrigatório ter 75% de luminosidade

Os vidros laterais dianteiros devem ter no mínimo 70% de luminosidade

No vidro traseiro e nos laterais traseiros, o insulfilm deve ter no mínimo 28% de luminosidade.

Legalidade

O veículo que estiver com as películas irregulares está cometendo a infração presente no artigo 230, XVI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), referente a condução de veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, e é infração grave passível de multa.

Mais notícias