Uma operação da DIC de Canoinhas desarticulou uma célula de facção criminosa que planejava assassinar policiais civis e militares em Santa Catarina. A quadrilha é investigada pela prática de diversos crimes no Planalto Norte, como homicídios, torturas, lesão corporal, tráfico de drogas, roubos, receptação, entre outros.

Foram realizadas quatro prisões, inclusive dos mentores da facção na região. Um menor de 17 anos também foi detido, além da apreensão de armas e drogas em Canoinhas e Três Barras.
A Operação Expurgo contou com o apoio de policiais civis de Canoinhas, Blumenau, Campos Novos, Curitibanos, Caçador, Mafra, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Papanduva, Porto União e Santa Cecília. Além disso, houve apoio de policiais militares de Canoinhas, ROCAM de Canoinhas e Policia Militar de Porto União, totalizando mais de 100 policiais envolvidos.

Durante as buscas foram apreendidos um revólver com 12 munições calibre .38; três balanças de precisão; material para fracionar e embalar drogas; grande quantidade de crack; maconha; cocaína e ecstasy. Parte da droga estava fracionada, embalada e pronta para o comércio.