Guilherme Antonio Vieira, conhecido como "Xiru”, apontado como o principal fornecedor de drogas para traficantes da região de Caçador (SC), foi preso novamente nesta quarta-feira, 5. Desta vez ele foi detido pela Polícia Nacional do Paraguai em Capitán Bado, cidade que faz fronteira com o Brasil em Mato Grosso do Sul.
Segundo o delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Caçador, Davi Matos Pinheiro, Xiru faz parte de uma facção criminosa que atua em Santa Catarina, principalmente na região Oeste, e é bastante conhecido de outras investigações relacionadas ao tráfico de drogas.
“A localização dele foi um trabalho da DIC de Caçador. A peça fundamental para confirmar onde o foragido estava escondido foi através de uma investigação nossa do mês passado quando realizamos algumas prisões de pessoas ligadas ao tráfico”, explica.

A partir daí a Justiça de Caçador concedeu mandado de prisão preventiva contra Xiru e a informação foi repassada para o Centro Integrado de Operações de Fronteira, do Ministério da Justiça, que montou a operação em conjunto com a polícia paraguaia.
“Também foram fundamentais para o êxito dessa operação o GAECO de São Miguel do Oeste e o setor de inteligência da polícia do Rio Grande do Sul”, comenta o delegado.
Na casa onde estava escondido o criminoso, no Paraguai, além de Xiru, outros dois brasileiros, que ainda não tiveram as identidades reveladas, foram encontrados no endereço. Um carro com placas clonadas usadas pelo grupo foi apreendido durante a ação.
Xiru já havia sido preso no ano passado
Traficante considerado de alta periculosidade e integrante de uma facção criminosa que atua em Santa Catarina, Xiru havia sido preso pela última vez em fevereiro de 2019 em Passo Fundo (RS).
O criminoso era procurado pela Justiça desde outubro do ano passado, quando recebeu o benefício da progressão de pena para o semiaberto e deixou de se apresentar ao sistema prisional.
De acordo com a Polícia Civil gaúcha, contra Xiru pesam dois mandados de prisão em aberto por associação criminosa e tráfico de drogas e armas.