3 de outubro de 2026
Vida

Tentativas de suicídio em Caçador crescem de modo preocupante

Família e amigos devem ficar atentos a indícios e buscar sempre o diálogo

Por Caçador Online

Abril ainda nem terminou e já é considerado o mês em que mais pessoas tentaram tirar a própria vida desde 2015, em Caçador, segundo dados da Corporação de Bombeiros Voluntários do município. Do dia primeiro de abril até segunda-feira, 17, sete pessoas tentaram se matar.  


Abril de 2017 é marcado pelo alto número de tentativas de suicídio


O que mais chamou a atenção foi o último fim de semana. Somente no domingo, 16, os bombeiros atenderam três ocorrências dessa espécie: um homem de 57 anos no bairro Martello, uma pessoa de 19 anos no Bom Sucesso, e outra de 23 anos na ponte da Honorino Moro.

Enquanto o suicídio segue sendo um assunto sobre o qual se fala pouco, o número de pessoas que tiram a própria vida avança silenciosamente. Em 2016, até abril, foram 10 casos atendidos pelos bombeiros de Caçador. Em 2017, até agora, já foram 18. Ou seja, houve um crescimento de 80%.


O diálogo é a melhor prevenção, além de procurar ajuda


O bombeiro voluntário Giancarlo de Oliveira, do Centro de Ensino e Instruções, explica que a melhor prevenção é o diálogo. Segundo ele, na grande maioria das vezes as vítimas apresentam alguns indícios antes de cometer o ato. Além de conversar, é preciso buscar ajuda especializada.

“É muito importante a família e amigos ficarem atentos a mudanças de comportamento e sinais de depressão, sempre conversando para descobrir se a pessoa está passando por algum problema. Em muitos casos, o próprio Facebook pode auxiliar: se há relatos depressivos, é bom ver o que está acontecendo”, orienta o bombeiro, que atendeu diversas ocorrências relacionadas.

O que fazer

De acordo com o bombeiro Giancarlo de Oliveira, ao ver alguém tentando tirar a própria vida é preciso tomar algumas atitudes e precauções. Deve-se acionar os órgãos de emergência do Município (bombeiros -193 e polícia – 190) e manter diálogo constante com a vítima.

“A conversa é muito importante. Geralmente as vítimas se sentem bastante sozinhas, por isso tem que conversar bastante e buscar entender qual é o problema. Para isso, não pode fazer uma abordagem bruta, nem gritar ou passar um tom de superioridade. É preciso ter uma voz agradável, calma, e falar o que a pessoa precisa ouvir naquele momento”, explica.

Buscando ajuda

O CVV (Centro de Valorização da Vida) é o principal canal que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias. O site é o www.cvv.org.br.

Sinais de Alerta

- falar sobre querer morrer

- procurar formas de se matar

- falar sobre estar sem esperança ou sobre não ter propósito

- falar sobre estar se sentindo preso ou sob dor insuportável

- falar sobre ser um peso para os outros

- aumento do uso de álcool e drogas

- agir de modo ansioso, agitado ou irresponsável

- dormir muito ou pouco

- se sentir isolado

- demonstrar raiva ou falar sobre vingança

- ter alterações de humor extremas

- quanto mais sinais, mais pode ser o risco da pessoa

Número de tentativas de suicídio em Caçador

2017

Janeiro: 05

Fevereiro: 02

Março: 04

Abril (até 17/04): 07

2016

Janeiro: 04

Fevereiro: 03

Março: 02

Abril: 01

Maio: 00

Junho: 01

Julho: 04

Agosto: 03

Setembro: 03

Outubro: 01

Novembro: 05

Dezembro: 03 

Mais notícias