Foi com profundo pesar que os Vereadores caçadorenses receberam, na manhã desta quinta-feira (21), a notícia da morte do ex-prefeito e Cidadão Honorário de Caçador, Jucy Varella, vítima da Covid-19 aos 94 anos de idade.

Ele foi prefeito deste Município entre os anos de 1966 e 1970 e Vereador entre 1973 e 1977, presidindo a Casa Legislativa entre 1973 e 1975. Já no ano de 2009, recebeu do Poder Legislativo o título de Cidadão Honorário de Caçador.

Como chefe do Executivo, destacou-se com obras importantes como a construção da Praça Concórdia, o prolongamento da Avenida Barão do Rio Branco até a SC-451 (saída para Taquara Verde), e um dos seus marcos: a construção da prefeitura de Caçador. Além de implantar a Divisão do Programa de Ensino Primário.
“Seu Jucy foi um homem à frente do seu tempo, especialmente pela sua postura visionária e seu espírito de liderança e empreendedorismo, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do nosso município. Em nome do Poder Legislativo, lamentamos profundamente esta perda e nos solidarizamos com os familiares e amigos neste momento de dor”, destaca o presidente da Câmara, Moacir D’Agostini.

“O legado do Seu Jucy, não apenas na política, mas em todas as áreas em que atuou, ficará marcado na história de Caçador e servirá de exemplo para esta e para as novas gerações”, completa.
Saiba mais sobre Jucy Varella
Jucy Varella nasceu em 12 de março de 1926 em Tijucas, litoral catarinense. Filho de Adelaide Maria De Campos Gallotti e Guilherme Varella, foi jornalista, músico e escritor. Era casado com Irene Alma Dallmann Varella (in memorian) e pai de Jeanine Varela.
Iniciou a vida profissional como engraxate e aos 13 anos começou a trabalhar no Cartório de Canoinhas. Atuou como fotógrafo em Três Barras, mesma cidade onde foi funcionário da Empresa Southern Brazil Lumber and Colonization Company. A sua ligação com Caçador aconteceu por força do destino. Ocupando funções em Três Barras como funcionário público do Instituto Nacional do Pinho, hoje o IBAMA, em 1954 chegou a Caçador para implantar a Floresta Nacional de Caçador, em Taquara Verde, cumprindo com o anseio de preservação ambiental já existente naquela época.
Um homem além do seu tempo, que exerceu a sua função profissional, mas que se envolveu com a realidade local, trazendo para uma cidade em pleno desenvolvimento conceitos novos de urbanismo, infraestrutura, educação.
Foi em Caçador que Jucy Varella criou a sua filha, Jeanine, se dedicou aos estudos e exerceu o papel de homem público.
Político
Foi eleito Prefeito de Caçador e exerceu o mandato de 1966 a 1970. Muitas marcas suas foram deixadas, como a construção da Praça da Concórdia, prolongamento da Avenida Barão do Rio Branco até a chamada estrada para Taquara Verde, hoje SC 153, e um dos seus marcos: a construção da sede da Prefeitura Municipal.
Passado o exercício como Prefeito, Jucy Varella foi eleito vereador em 1971 sendo presidente até 1972. Foi presidente do Diretório Municipal da ARENA e Líder do partido na Câmara Municipal de Caçador. Foi preso e julgado pelo Regime Militar, absolvido em última instância pelo Supremo Tribunal Federal.
Empreendedor
Atuando junto à Comunidade, foi Fundador da Cooperativa Rural de Eletrificação do Vale do Rio do Peixe em Caçador e Presidente de 1973 a 1985, levando energia elétrica para locais antes nunca imaginados do interior do Município. Foi Membro Fundador e 1º Presidente da AMARP, Sócio-fundador do Lions Clube de Caçador, Presidente da Sociedade Caçadorense de Bochas, Diretor da Indústria e Comércio Berger Ltda, depois Sociedade Anônima Viposa S.A., Fundador e 1º Presidente da Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Caçador, Fundador da Aliança Renovadora Nacional em Caçador. Foi membro da Loja Maçônica Luís Balster e 15 de Novembro, ambas em Caçador.
Imprensa
Atuando em veículos de comunicação, Jucy Varella foi Radialista em Joinville, Rio Negro e Caçador. Colaborou com os jornais “A Imprensa”, a “Imprensa Catarinense” e “Diário d’Oeste”, todos de Caçador, e Jornal “ O Crack”, de Canoinhas. Foi correspondente do “Correio do Norte” de Canoinhas e “A Notícia” de Joinville.
Educação
Na área educacional, tornou-se técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Catarinense em Caçador em 1963. Quatro anos mais tarde formou-se Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná. Foi professor nos Colégios Aurora, Marcos Olsen e Paulo Schieffler de Estatística, Matemática Financeira, Português, Moral e Cívica, como também Secretário do Ginásio Caçadorense.
Jucy Varella foi Organizador e Professor da Escola de Alfabetização de Adultos em Caçador no ano de 1958. Fundador da União Caçadorense de Estudantes e seu Presidente de 1961 a 1963. Fundador do Ginásio Caçadorense Jorge Lacerda em 62. Fundador e 1º Presidente da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos – Núcleo de Caçador, membro da Direção do Mobral de Caçador e do Conselho Curador da FEARPE.
Reconhecimento
Em 14 de abril de 2009, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Caçador.