Além disso, espaço cultural, no hall de entrada, foi inaugurado
A história do Poder Legislativo caçadorense foi retratada nesta terça-feira, 22, durante sessão solene, que também marcou a inauguração do Espaço Cultural Vereador Almir João Binotto, situado no hall de entrada da Câmara. O evento contou com a participação da Talentus escola de Música e do Programa Vereador Mirim. Wilson Binotto foi o orador oficial da Câmara durante a solenidade.
_D.jpg)
O dia 22 de abril foi oficializado como Dia do Poder Legislativo através de Projeto de Lei apresentado pelos vereadores Jorge Antonio Savi e Alcedir Ferlin e aprovado por unanimidade no dia 12 de maio de 2005. Ele lembra a criação da Câmara de Caçador, ocorrida no dia 22 de abril de 1936.
O vereador Marcos da Silva Creminácio fez a leitura da ata de instalação, quando tomaram posse os vereadores: Manoel Siqueira Belo, João Rech, Francisco Machado, João Palermo e José Reichmann.
_D.jpg)
Na história do Legislativo, foi dado destaque também para a criação do Programa Vereador Mirim em outubro de 2001, sendo realizada a primeira eleição nas escolas em 2002. Em 2003, o ampliou-se o foco, instituindo-se o Programa Prefeito Mirim. Os legisladores mirins fizeram a apresentação do Brasão do Poder Legislativo durante a sessão. Em seguida, o evento foi dedicado para a inauguração do Espaço Cultural Vereador Almir João Binotto.
_D.jpg)
Através de um audiovisual, foi relatado seu currículo, intercalado por depoimentos emocionados de amigos de trabalho e de vida pública, onde todos ressaltaram o desprendimento e vontade de ajudar os mais carentes.
Almir João Binotto foi vereador por três legislaturas, ocupando também a presidência da casa. Foi vice-prefeito na gestão de Ardelino Grando e concorreu para prefeito e deputado estadual. Em 1990, faleceu vítima de um acidente automobilístico na SC 302.
_D.jpg)
O presidente Jorge Antonio Savi destacou em seu pronunciamento que o Poder Legislativo precisa ser construído a cada dia, aumentando a responsabilidade dos parlamentares quanto aos seus compromissos. Afirmou que a construção da democracia passa pela construção do Poder Legislativo.
“O Poder Legislativo é o ancoradouro dos anseios da sociedade. Para ele, convergem as demandas dos diversos grupamentos sociais trazidas pelos representantes do povo”, defendeu.
Já no espaço cultural, o Pastor Sérgio Melfior, presidente da Igreja Assembléia de Deus procedeu a benção e em seguida, familiares do homenageado e autoridades descerraram a placa inaugural.