O presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Gilberto Gonçalves, recebeu ontem uma comitiva de representantes das entidades empresariais de Caçador. Eles foram pedir apoio do Poder Legislativo para três ações que pretendem desenvolver, em parceria também com a Prefeitura.
Tendo conhecimento que tradicionalmente os vereadores devolvem recursos do seu orçamento, eles sugerem que parte desta verba seja utilizada para a instalação de câmeras de segurança nas ruas, decoração natalina e Feinacc, que deverá ocorrer em outubro ou novembro.
Gilberto Gonçalves explicou como funciona o orçamento, afirmando que dos 4,5 milhões que a Câmara teria direito, já deixou 1,2 milhão para a Prefeitura na confecção do orçamento e depois retirou mais 200 mil reais para os Bombeiros Voluntários e 100 mil reais para a construção de um Abatedouro Municipal. “Foi a primeira vez na história de Caçador que os vereadores retiraram verba do próprio orçamento e destinaram para outras ações”, destacou.
Disse ainda que dos 524 mil reais que a Câmara devolveu no exercício passado, mais de 400 mil foram para pagar folha de pagamento na Prefeitura. Ele se comprometeu em falar com os demais vereadores sobre o assunto na segunda-feira, mas acha que poderá ajudar, quando tiver uma definição mais clara de quanto recurso poderá devolver. “Acredito particularmente que a câmara poderá ajudar com pelo menos uns 50 mil reais para este projeto de segurança e depois na seqüência poderemos ver esta outras situações, já que os eventos acontecerão no final do ano”, disse.
Os empresários foram unânimes em afirmar que estão satisfeitos com esta abertura que a Câmara está tendo, pois esta prática não existia anteriormente. Alberto França, da Ampe, afirmou que o legislativo precisa inclusive noticiar mais estas ajudas, pois poucas pessoas da comunidade sabem disso. “Se os vereadores concordarem, vamos visitar o prefeito e garantir que estes recursos sejam utilizados para este fim, para que apareçam aos olhos da população”, destacou.
Gilberto Gonçalves agradeceu a confiança das entidades no Poder Legislativo, afirmando que todos os vereadores deixam de lado suas bandeiras partidárias para empunharem a bandeira de Caçador. “O administrador público que pensar que poderá agir sozinho está fadado ao fracasso. Por isso dou tanta importância para as entidades organizadas do Município”, concluiu.
Participaram da reunião Jovelci Gomes, Auri Marcel Baú e Clóvis Alessio pela ACIC; Pedro Frigulha, Leila Romão e Nelci Ruppel pela CDL e Odelir Neves e Alberto França pela Ampe.





