4 de novembro de 2026
Clima

Forte temporal atinge localidade na divisa entre Timbó Grande e Lebon Régis

Fato ocorreu na tarde desta terça-feira, provocando susto na população local

Por Caçador Online

Os órgãos de meteorologia estudam um temporal que ocorreu na tarde desta terça-feira, 3, na localidade Antinha, proximidades da Igreja da comunidade, na divisa entre Timbó Grande e Lebon Régis.


Redes Sociais

Imagens mostram os estragos em vegetação, deixando centenas de árvores atoradas pelo meio, pela força do vento.

Populares falam que o fenômeno foi um tornado, pelo cenário de destruição. No entanto, ainda não há confirmação do evento climático.

Tornado ou micro explosão?

Tornados

Os tornados são associados com tempestades pela sua capacidade de desenvolver uma rotação persistente. Sua rotação varia de acordo com as condições do clima e espaço, diferença de velocidades e na direção dos ventos. 

Essa rotação pode ser considerada como um tornado apenas quando se concentra e se estende em direção à superfície.

Micro explosões

Micro explosões atmosféricas acontecem quando uma corrente de ar muito intensa desce de uma tempestade em direção ao solo. Quando ela atinge a superfície, o ar se espalha rapidamente em diferentes direções, produzindo rajadas que podem provocar queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas.

Mais notícias