A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc)
participou do Summit Cidades 2026, realizado entre os dias 23 e 25 de junho, no
Centrosul, em Florianópolis. Com estande próprio e presença em painéis e
reuniões estratégicas, a entidade evidenciou sua atuação como parceira dos
municípios, especialmente nas áreas de educação básica e desenvolvimento
territorial.

Parceira de mais de 200 municípios catarinenses, a FIESC
apresentou no evento iniciativas desenvolvidas pelo Sesi, Senai, IEL e pela
própria Federação, voltadas ao fortalecimento da gestão pública e ao desenvolvimento
sustentável das cidades.
Lideranças de municípios da regional Centro-Norte também
marcaram presença no Summit e visitaram o estande da Fiesc para conhecer de
perto as ações desenvolvidas. Participaram representantes dos municípios de
Lebon Régis, Calmon, Três Barras, Canoinhas, Curitibanos, Videira, Caçador,
Iomerê, Salto Veloso, Rio das Antas, Ponte Alta do Norte e Pinheiro Preto.
Promovido pela Fepese, pelos consórcios CIGA e Cincatarina,
com correalização da Fecomércio SC, o Summit Cidades 2026 reuniu cerca de 15
mil participantes ao longo de três dias de programação. Considerado um dos
principais fóruns voltados à modernização da gestão pública, o evento contou
com a participação de prefeitos, secretários municipais e estaduais,
parlamentares, lideranças institucionais, empresários, acadêmicos e
especialistas de diferentes áreas.
Parceria pela educação
Durante o evento, a Fiesc e a União dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime/SC) firmaram, no dia 25 de junho, um termo de
parceria com o objetivo de fortalecer a educação básica e a educação profissional
em Santa Catarina.
A assinatura ocorreu no próprio Summit Cidades e reuniu o
presidente da Fiesc, Gilberto Seleme; o superintendente do Sesi/SC, Daniel
Tenconi; o diretor do Senai/SC, Fabrízio Pereira; e a presidente da Undime/SC,
Jucilene Fernandes.
A Undime/SC representa os dirigentes municipais de educação
catarinenses e atua no fortalecimento da gestão educacional, na qualificação
das políticas públicas e na promoção da melhoria da qualidade do ensino nas
redes municipais.
Como parte da programação, a gerente de Educação Básica,
Social e Cultura do Sesi/SC, Silvia De Pieri, apresentou soluções do Sesi/SC e
do Senai/SC voltadas ao fortalecimento da educação pública, com foco na
formação de professores e na qualificação profissional de jovens e
trabalhadores.