3 de outubro de 2026
Educação

Doutoranda da Colômbia realiza intercâmbio na Uniarp

Apresentou recortes de sua pesquisa, que pretende gerar conhecimentos para aplicação em escolas de sua região

Por Ass. Imp. Uniarp

Entre os dias 9 e 23 de maio, a estudante Diana María Ocampo Agudelo do Doutorado em Educação da Universidade Católica de Manizales (UCM) de Manizales, Colõmbia, participou de um intercâmbio na Uniarp. A decisão da doutoranda de fazer o intercâmbio no Brasil ocorreu depois do seu contato com a professora Marlene Zwierewicz, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB/Uniarp), em um evento realizado na Universidade Simón Bolívar (UNISIMON) de Barranquilla, Colômbia.

Na ocasião, além de uma palestra no evento, a professora Marlene acompanhou a apresentação de pesquisas em desenvolvimento em várias Instituições de Ensino Superior participantes. Depois da interação ocorrida na apresentação da sua pesquisa, Diana optou por fazer o intercâmbio na Uniarp para contar com contribuições da professora Marlene na sequência de seu estudo.

No período que esteve no Brasil, Diana realizou duas palestras no PPGEB/Uniarp, apresentando recortes de sua pesquisa e destacando que pretende gerar conhecimentos para colaborar no redimensionamento do currículo de escolas de Educação Básica de sua região, visando aproximá-lo da realidade das famílias produtoras de café, que é uma das fontes de renda dos habitantes de Manizales e proximidades. A primeira palestra envolveu a primeira turma do Doutorado Profissional em Educação Básica e a segunda a nona turma do Mestrado Profissional em Educação Básica da Uniarp.  Além de conhecer detalhes da pesquisa em andamento, os mestrandos participaram de uma experiência sensorial com o café produzido na região lócus da pesquisa da doutoranda.

Além dessas atividades, Diana contou com a colaboração da professora Marlene para revisar parte de sua pesquisa, especialmente a base teórica e o capítulo de metodologia. Também elaborou um capítulo para um livro que está sendo organizado pela Rede de Egressos do Mestrado Profissional em Educação Básica – REMPE/Uniarp e revisou um artigo para envio a uma revista científica.

A professora Marlene lembra que este é o 6º intercâmbio realizado na Uniarp por doutorandos da Colômbia. Quatro tiveram que ocorrer remotamente devido ao período da pandemia e os dois últimos contaram com a presença das doutorandas na Uniarp.

Ela também destaca a relevância desses intercâmbios para a internacionalização da Uniarp e, especificamente, para os mestrandos e doutorandos do PPGEB, pois é uma forma para conhecer outras realidades e como as pesquisas têm colaborado para a Educação Básica de outros países. Além disso, o intercâmbio favorece o desenvolvimento colaborativo de pesquisas e a publicação em diferentes países do mundo.

 

Mais notícias