Os Bombeiros Voluntários de Caçador emitiram Nota de Repúdio nesta segunda-feira, 26, defendendo as entidades de Bombeiros Voluntários e protestando contra o Projeto de Lei (PL) que foi aprovado na Câmara dos Deputados, em votação sem mais divulgações e que está agora em análise no Senado Federal.
Se aprovado no Senado, em alterações no texto aprovado pelos deputados federais, o PL vai direto para a sanção presidencial e se torna Lei, promovendo enormes dificuldades ao funcionamento das instituições voluntárias, pois às tornam subordinadas aos bombeiros militares.
Confira a íntegra da nota:
“NOTA DE REPÚDIO
Para nós o termo “BOMBEIRO VOLUNTÁRIO” significa sinônimo de eficiência, trabalho, respeito e caráter para uma sociedade.
Ser Bombeiro Voluntário não é ser amador. Para você se tornar um bombeiro voluntário o aluno passa por mais de 10 meses de curso intenso, sob pressão, cursos com os melhores na área médica, de resgate veicular, combate a incêndio, resgate em altura, e assim por diante, para depois se formar um então bombeiro. Depois de formados o aprendizado é constante, existem recertificações em todas as áreas para todos os bombeiros se atualizarem e atender cada vez melhor a comunidade que precisa. Não paramos e nunca iremos parar no tempo. Temos as melhores viaturas de ponta do mercado, novos e atualizados equipamentos, fardamentos e estrutura.
Temos os melhores socorristas de Santa Catarina, Brasil e do Mundo. Temos os melhores em Resgate Veicular em Santa Catarina, Brasil e do Mundo. Prova disso são as competições em que sempre se destacamos.
Europa e América é TRADIÇÃO ter corporações de bombeiros voluntários. Os países mais desenvolvimentos do MUNDO existem somente corporações assim, e consequentemente, eles são os melhores no que fazem.
A nossa NOTA DE REPÚDIO é em função de uma aprovação de um Projeto de Lei 4.363/01 da Câmara dos Deputados Federais em Brasília no dia 14 de dezembro de 2022. Essa PL estava na Câmara dos Deputados desde 2001 (21 anos) e foi revitalizado neste ano, mais especificamente a partir de outubro. Existem itens nessa PL como:
- É proibido usar o termo de BOMBEIRO para qualquer outra organização que não seja militar, mesmo que cumpra todas as funções de bombeiro;
- Todas as corporações de BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS agirão somente com o comando dos bombeiros militares.
Aprovar este projeto de lei é esquecer mais de 130 anos de história dos Bombeiros Voluntários no Brasil e virar as costas para a comunidade Brasileira. Em Santa Catarina mais de 1,6 milhões de pessoas são atendidas pelos Bombeiros Voluntários, que estão presentes em 50 municípios.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador está presente a 51 anos no município. Atendemos mais de 30 ocorrências por dia, são muitas histórias, conquistas, vidas e patrimônios salvos. E tudo isso foi através de pessoas VOLUNTÁRIAS, que saem de suas casas e de seus empregos para ajudar o próximo sem ganhar nada.
Vão deixar a história acabar assim?
VOTE NÃO no link abaixo
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=155575
Em anexo Nota de Repúdio da Confederação dos Bombeiros Voluntários do Brasil (Conabov) e Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC)."









