Poderia ser uma ótima notícia, mas o fato de que Santa Catarina não registra mortes por Covid-19 desde antes do Natal é uma situação mais grave. O governo de Santa Catarina emitiu uma nota no fim da tarde desta segunda-feira, 27, para esclarecer a falha nos registros de dados sobre a Covid-19. O Estado está sem informar os óbitos pela doença há três dias.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que “continua encontrando dificuldades para restabelecer o pleno acesso ao banco de dados dos sistemas de informação do Ministério da Saúde“, que sofreu um ataque hacker no dia 10 de dezembro.
“Até o momento já foi restabelecida a conexão com o sistema e-SUS Notifica, que registra os casos leves de Covid-19. Com isso, foram inseridos 1.120 casos da doença que estavam represados, o que fez com que o número de casos ativos passasse para 2.510”, informou a nota da SES.
Equipes do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e da Secretaria de Saúde trabalham para restabelecer a conexão com a base de dados do Sivep-Gripe.
O ataque hacker nos sistemas do Ministério da Saúde
O site do Ministério da Saúde foi invadido por hackers na madrugada do dia 10 de dezembro e saiu do ar. As plataformas como o DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS foram atingidas.
O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.
Já no dia 13, o ministro Marcelo Queiroga confirmou que o site da pasta sofreu mais uma invasão hacker na segunda-feira, 13. A investida ocorreu durante a madrugada e deixou os sistemas internos como intranet, o acesso ao e-mail corporativo e também a rede de telefonia fora do ar.
No dia 23, o Ministério da Saúde confirmou, via nota, que o aplicativo ConecteSUS voltou a funcionar depois de 13 dias fora do ar.
Com informações: ND+






