O Hotel 13 Linden, que teve parte do telhado danificada em um incêndio no último domingo, 24, já está com a estrutura 100% restaurada. O trabalho de recuperação da estrutura foi em tempo recorde, apenas cinco dias após o sinistro.
A informação é dos proprietários do hotel e foi divulgada pela Rádio Tropical. A publicação destaca o feito inesperado, resultado de um trabalho conjunto e esforço desde a corporação dos Bombeiros Voluntários no rápido atendimento, à comunidade que se dispôs a ajudar nos trabalhos de organização e limpeza, bem como os demais profissionais que trabalharam intensamente nesta semana, finalizando as obras, com telhado novo em cinco dias.
Conrado Moser, empresário, escultor e proprietário do Hotel 13 Linden, destacou que em nenhum momento tanto a família quanto os colabores ou hóspedes entraram em pânico. Ele destacou que toda a família está feliz e comemorando a rápida reconstrução da estrutura danificada, bem como pela acolhida e ajuda de toda a comunidade.
Segundo Moser, como todo o telhado da ala afetada foi avariado, e pela dificuldade de encontrar a telha do mesmo tipo para repor, o telhado completo da estrutura foi renovado. Ele contou que toda parte de madeiramento queimada foi retirada até a quarta-feira pela manhã.
Mateus Felipe Arns, que é genro de Conrado Moser e colaborador do hotel, destacou que os trabalhos, mesmo no dia do sinistro, não foram interrompidos. Após as cerca de duas horas do trabalho dos Bombeiros Voluntários no combate às chamas, alguns hóspedes foram realocados dentro da própria estrutura, o tradicional café foi servido e todos os trabalhos foram mantidos.
Cláudia Moser Arns, filha de Conrado Moser, que atua na parte de recepção e reservas, destacou que o Hotel estava com as reservas praticamente esgotadas para este final de semana. Ela comentou que foi uma grande conquista essa reforma e reabilitação da parte avariada pelo incêndio ser tão rápida.
Claudia comentou que chegou a “transferir” reservas para hotéis parceiros, no entanto comemora o fato de poder receber hóspedes já na ala com telhado novo e reforma pronta nesta sexta-feira.
Felipe Arns ressaltou que nenhum hóspede teve prejuízo, ninguém se machucou, seja durante a ocorrência ou mesmo durante o combate e nos trabalhos de reforma. Ele ressaltou que os prejuízos, restritos à parte material do hotel, foram suplantados pelos gestos da comunidade local.
De igual forma Conrado Moser assinalou o diferencial da comunidade trezetiliense, conforme ele, engajada, unida e pronta para auxiliar. Moser destacou comentários de amigos, residentes em outras cidades, definindo que o feito de reconstrução de toda a estrutura em cinco dias só foi possível porque foi em Treze Tílias.
No tradicional café da tarde desta sexta-feira a família se reuniu para agradecer por todos os gestos, auxílio e carinho de todas as pessoas desde o acontecimento no último domingo, bem como para comemorar a agilidade da reforma, o novo telhado e a continuidade do trabalho aos visitantes, sempre tão bem prestados, pelos quais o Hotel 13 Linden é conhecido.