A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) conheceu, na manhã desta quinta-feira, 19, a Plataforma On, durante visita da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Trata-se de um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações de todas as instituições integrantes do Sistema Acafe. Na plataforma, desenvolvida em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), será possível acompanhar eventos, calendários, conquistas e outras informações de relevância das instituições. Além disso, será uma forma de organizar e atender melhor as demandas que surgem entre as Instituições e a própria Acafe.
De modo geral, a Plataforma On representa mais autonomia e comunicação tanto para as instituições de ensino quanto para os alunos.
“Esta é mais uma forma de valorizar todas as instituições comunitárias integrantes da Acafe que, há 50 anos, iniciaram o trabalho de proporcionar o desenvolvimento regional no interior de Santa Catarina, baseadas na ideia de que sem educação, não temos desenvolvimento e nem qualidade de vida”, destacou o reitor da Uniarp, Anderson Martins.
Os investimentos do Governo do Estado nas universidades comunitárias, que chegam a 70% do total das bolsas do Programa de Bolsas Universitária de Santa Catarina (Uniedu), também foram destaque no evento. “Revertemos todos os recursos para a comunidade. Fizemos isso em Lebon Régis, recentemente, na área da Saúde e, vamos fazer isso também em Caçador, no Maicé e, com a Prefeitura, no Jonas Ramos, transformando aquele espaço em uma policlínica-escola. Ou seja: todo dinheiro captado pela Uniarp é bem investido no atendimento da população”, completou o reitor.
Para o vice-presidente da Uniarp, Moacir Salamoni, a Acafe e a Fapesc têm uma importância bastante grande para a Uniarp. “Os benefícios desta plataforma para a comunidade universitária serão muito grandes, no atendimento das demandas, mas também para o setor privado, público e comunidade em geral”, completou.
Com mais estes investimentos, Caçador e toda a região ganhar e muito para o desenvolvimento. “A educação se reverte em mais qualidade de vida para todos os cidadãos e a Uniarp, com seu trabalho, agora integrado a mais uma ferramenta, faz com que as pessoas se especializem, tenham emprego e renda e auxiliem toda a nossa região a crescer cada vez mais”, completou o prefeito Saulo Sperotto.
“São projetos importantes, que vão auxiliar toda a região. É muito bom saber que a Acafe e a Fapesc estão e continuarão presentes auxiliando a Uniarp”, finalizou o presidente da AMARP e prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello.
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, ressaltou a importância dos investimentos do Governo do Estado para levar ciência, tecnologia e inovação para todas as regiões de Santa Catarina. “A Plataforma On e mais uma ferramenta tecnológica que que vai levar mais oportunidades para todas as regiões. Este movimento tem muito a ver com a inovação da Acafe, se aproximando do setor empresarial e da comunidade em geral”, completou.
A Plataforma On pode ser acessada no endereço https://comunitarias.org.br/









