3 de outubro de 2026
Luto

Caçador perde o empresário Renato Timm Marins

Ex-vereador, morreu aos 75 anos, deixando um legado de boas ações feitas em prol da comunidade

Faleceu nesta quarta-feira (30) vítima de infarto o empresário caçadorense, ex-presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e ex-vereador, Renato Timm Marins, aos 75 anos, deixando um legado de boas ações feitas em prol da comunidade, sempre buscando o incentivo a indústria e o desenvolvimento de Caçador. Seu velório acontece na Câmara de Vereadores. 

Renato era casado com Marli Thomé Marins e teve quatro filhos, Rodrigo, Marcelo, Maicon e Ricardo (in memorian), além de seis netos, Laura, Enrico, Stefano, Marina, Enzo e Guilhermo. Como empresário, era sócio proprietário da Faquibrás Agro Industrial Ltda, Brasenerg Geradora de Energia Ltda, Ricardo Marins Geração de Energia AS e MRC Representações Comerciais Ltda.

Os cargos públicos foram inúmeros, como presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina; Vice-presidente de Relações Internacionais: Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, foi Membro da Câmara de Comércio Exterior e da Base Florestal da Federação das Industriais do Estado de Santa Catarina (FIESC) em 2009, Vice-presidente da Associação das Organizações de Micro Crédito do Estado de Santa Catarina (AMCREDSC), e ainda Presidente fundador: Banco do Pequeno Empreendedor (Bapem). 

Na política Renato Marins exerceu dois mandatos como vereador em Caçador, de 1973 a 1977 e de 1977 a 1983, além de ter sido presidente do Poder Legislativo de 1° de fevereiro de 1979 a 2 de fevereiro de 1981. Além disso, foi candidato a prefeito em 1988. Sobre os títulos em honrarias recebidas, estão o Mérito pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (2001); Medalha de Mérito 160 Aniversário - condecoração da Polícia Militar de Santa Catarina (2005); Homenagem: O Caçador, da Associação Comercial e Industrial de Caçador e pela FIESC: Membro da Câmara de Comércio Exterior e da Base Florestal da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Filho de Lauro Marins e Idalina Timm Marins, Renato Marins representou o município em que nasceu, promovendo o progresso local. Primeiramente, gerando empregos através das empresas que administrava. Depois, melhorando a qualidade de vida da população quando presidente da Associação Empresarial de Caçador – ACIC. No livro lançado em comemoração aos 75 anos da Associação Empresarial de Caçador, Renato Marins disse. 

“A entidade destaca-se pela credibilidade e representatividade, afinal essa é sua essência e sua razão de ser”. Para o empresário caçadorense, a ACIC sempre foi decisiva no processo de desenvolvimento de Caçador e tem que ser geradora do pensamento. Em suas gestões como presidente, Renato Marins intercedeu no setor rodoviário, buscando recursos junto ao Governo de Santa Catarina e no de segurança pública através de parceria com a Polícia Militar de Caçador.

As gestões de Renato Marins na ACIC 1994/1995 Promoção do 1º Natal Criança Feliz, no Parque das Araucárias, reunindo mais de 10 mil participantes; Fortalecimento e aumento do quadro de funcionários; Parceria com entidades locais, tal como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caçador (CDL); 2000/2003 Campanha Voto por Caçador – visando eleger políticos caçadorenses para serem representantes do município nas esferas estadual e federal; Esforços para instalação da agência do BAPEM em Caçador, SC; Permanente parceria com todos os sindicatos patronais de Caçador; Intercedeu junto à Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – de Santa Catarina, juízes estaduais e Prefeitura de Caçador pela aprovação e instalação da 3ª Vara de Justiça Estadual, em Caçador; Participação em Conselhos de âmbito regional e municipal; Promoveu o Liquida Caçador em parceria com a CDL e a AMPE; Presidente da ACIC lamenta a morte do empresário

O atual presidente da Associação Empresarial de Caçador, doutor Jovelci Gomes, lamentou a morte do colega de trabalho Renato Marins.“Entrei para a ACIC na mesma gestão em que ele assumiu a presidência pela primeira vez, e então fui secretário da entidade. Fizemos boas gestões juntos, era uma pessoa do bem, agregador de forças, calmo e com muitas ideias de desenvolvimento para Caçador. Renato Marins buscava sempre somar, atraindo as entidades, o poder público, as associações, para trabalhar junto com as ações da ACIC. Uma pessoa inteligente, que nos deixa agora mas mantem um legado de boas ações para o nosso município e classe empresarial. Transmito meus pêsames a toda a família Marins”, declarou Jovelci.

Mais notícias